Quaresma: tempo de conversão e consolação

Imagem de Juan Pablo Arias em Cathopic

Por Guadalupe Araya

 

Quando refletimos sobre a Quaresma , certamente pensamos que é um tempo de tristeza e arrependimento por nossos pecados, de sacrifícios, jejum e oração. E certamente é, porque nos preparamos para participar do sacrifício de Cristo na Cruz, na Sexta-feira Santa,  e em sua Ressurreição, no Domingo de Páscoa.

Eis Jesus Cristo crucificado, que é o único fundamento de nossa esperança; Ele é nosso mediador e advogado; a vítima e o sacrifício pelos nossos pecados. Ele é a própria bondade e paciência; a sua misericórdia é movida pelas lágrimas dos pecadores, e nunca nega o perdão e a graça a quem o pede com um coração verdadeiramente contrito e humilde. São Carlos Borromeu

Sabemos que Jesus morreu por nós na cruz, para obter o perdão dos nossos pecados e para que pudéssemos participar com Ele na glória do Céu. Comemoramos isso de uma maneira especial todos os anos e meditamos sobre isso todos os dias.

É por isso que devemos nos arrepender de nossa maldade, pedir graça e rejeitar nossas faltas, para responder da melhor maneira a esse perdão que Deus nos dá.

Talvez tenhamos isso em mente e tentemos colocá-lo em prática da melhor maneira. Mas há um detalhe que podemos ter esquecido e que pode parecer um paradoxo :considere também a Quaresma um tempo de alegria, consolação e ação de graças.

Entendemos isso se contemplarmos que Deus nos permite viver este tempo de conversão simplesmente por puro amor por nós, pois em si mesmo, Ele tem todo o direito de nos punir neste exato momento por nossos pecados e nos privar da Redenção, precipitando-nos para o inferno para sempre.

Mas não funciona assim, Ele quer nos dar muitas possibilidades para que nos arrependamos de ofendê-lo, para que O busquemos e tentemos ser mais semelhantes a Ele, para que finalmente O encontremos e participemos de Sua Glória Eterna.

Deus não só não quer nos castigar, mas também quer nos perdoar e que nos saibamos perdoados e amados por Ele , que nos reconheçamos como seus filhos pelo sacrifício de Cristo na cruz por cada um , com nome e sobrenome. . A beleza quer nos transformar, nos fazer novos.

Agora, a Quaresma é um daqueles momentos especiais que nos é oferecido para a nossa conversão, de forma completamente imerecida, como um dom , um dom. Se descobrimos isso, não só nos vem o impulso de nos arrepender de nossa maldade e querer mudar, mas também um sentimento de gratidão e alegria aparece quando sabemos que somos amados por Deus, que não quer nos abandonar em nossa lama, oferecendo-nos constantemente sua mão para que possamos nos levantar e avançar para a felicidade completa.

Irmãos, Ele nos procura de novo e de novo, bate à nossa porta e bate. O que vamos fazer, vamos abrir desta vez?

Ave Maria e avante!

Fonte: Tolkian/ Cathopic

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui