Celebração dos Sacramentos: colhendo os frutos do trabalho missionário na Comunidade Borrachudo

Celebração dos Sacramentos na Matriz Nossa Senhora da Saúde - 23/10 - foto/Pascom

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde tem muitos motivos para celebrar o Mês Missionário.

Ide, anunciai e proclamai que Jesus Cristo é o Nosso Senhor, ressuscitado dos mortos e elevado aos céus – de onde olha e vela por cada um de nós. Esta é a grande missão da Igreja! Pelo batismo, também de cada cristão membro do Corpo de Cristo.

Como bem disse São Paulo, na segunda Carta a Timóteo, uma das leituras do XXX Domingo do Tempo Comum: “O Senhor esteve ao meu lado e me deu forças; Ele fez com que a mensagem fosse anunciada por mim integralmente, e ouvida por todas as nações…” (cf. 2Tm 4,17).

Assim é que nos tornamos seguidores, discípulos de Jesus: com as ações e o olhar voltados para “a coroa da justiça, que o Senhor, justo juiz, me dará naquele dia” (cf. 2Tm 4,8).

Celebração dos Sacramentos

Com os olhos marejados, afirma Roberto Máximo Ventura: “Depois de 45 anos, poder comungar é indescritível. Faltam palavras para expressar o que estou sentindo”.

Roberto é morador da Comunidade Borrachudo e foi uma das sete pessoas que celebraram no domingo, 23/10, Dia Mundial das Missões, os sacramentos da iniciação à vida cristã.

O momento, mais do que especial, foi compartilhado integralmente pela família. A esposa, Denise Aparecida Ventura, assim como o marido, celebrou os sacramentos da Eucaristia e da Crisma. As filhas, Debora Ventura Matos e Lorena Ventura Matos, que já haviam celebrado o batismo em 2019, celebraram agora a Primeira Eucaristia. Já o filho mais velho do casal, Mateus Ventura de Matos, 18 anos, foi assistido pela catequese da Iniciação à Vida Cristã de Adultos (IVCA) e celebrou os três sacramentos da iniciação.

Denise, Roberto, Mateus, Débora e Lorena

Mateus, que começou a catequese em 2019, já participava das celebrações da Palavra e da Santa Missa na comunidade, sendo um dos proclamadores mais assíduos. Para ele, a experiência de evangelização proporcionada pelos missionários foi o grande condutor para a vivência da fé. “Muita coisa mudou, como a minha visão sobre a importância de fazer o que é certo; além do fortalecimento dos laços familiares”.

A celebração aconteceu na Santa Missa das 10h. Toda a comunidade de fé, reunida na Matriz Nossa Senhora da Saúde, deu graças ao Pai pela celebração dos sacramentos desses irmãos e irmãs. Pelo batismo, junto com todo o povo de Deus, agora eles são membros do Corpo de Cristo e, pela Eucaristia, participantes da Ceia do Senhor.

Paulo Aparecido na unção da Crisma
Ana Cristina no momento da unção da Crisma.

Além da família de Roberto e Denise, também celebraram os sacramentos da Eucaristia e da Crisma os moradores Paulo Aparecido dos Santos e Ana Cristina Rosa. Ana Cristina, inclusive, há quase três anos, esteve na Matriz da Saúde para celebrar o batismo do neto Miguel Augusto Rosa, um dos primeiros residentes do Borrachudo a celebrar este sacramento. De lá para cá, com o trabalho de evangelização desenvolvido pelo Conselho Missionário Paroquial (Comipa), outras pessoas foram fazendo sua própria experiência de fé e de aproximação com Jesus.

Padre Paulo Marcony com a família de Roberto, o sr. Paulo Aparecido e Ana Cristina – moradores da Comunidade Borrachudo que celebraram os sacramentos da iniciação.

Histórico

Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, o fogo do Espírito Santo parece arder um tico mais no Mês Missionário, sobretudo na Comunidade Borrachudo.

Os primeiros passos dados pelo Comipa remontam a 2018, com a irmã Tereza Squiavenato, que iniciou os trabalhos de evangelização nesta localidade da zona rural de Itabira.

Em outubro de 2019 foi celebrada a primeira Santa Missa na comunidade. E foi também em outubro, já no ano de 2021, após todos os contratempos e dificuldades resultantes da pandemia, que o pároco Padre Paulo Marcony celebrou sua primeira missa com essa comunidade de fé, ainda em formação.

Em cerca de 4 anos, várias crianças já foram batizadas. A comunidade ganhou um espaço para a catequese e para as celebrações. Graças a Roberto Ventura que cedeu uma área do seu lote para a construção do que é hoje o Centro de Evangelização.

Em sua fala, Padre Paulo Marcony ressaltou a importância do trabalho desenvolvido pelos membros do Comipa que também estão atuando em uma outra comunidade, a do Mandembo. Agradeceu às Irmãs Filhas do Sagrado Coração de Jesus que têm desempenhando um papel importante de evangelização ao lado dos leigos e leigas do Conselho.

Na homilia, destacou a figura de São Paulo como o grande missionário no qual podemos nos espelhar: “Que nós tenhamos sempre esse ardor missionário dentro de nós!” E ao falar sobre o Evangelho, ressaltou a importância do compromisso cristão com a humildade. Que nos sirva de exemplo a parábola do Fariseu e do Publicano: “Eu vos digo: este último voltou para casa justificado, o outro não. Pois quem se eleva será humilhado, e quem se humilha será elevado” (Lc 18,14).

Liliene Dante

*Fotos da Santa Missa e outras fotos da celebração dos sacramentos estão disponíveis na página da Paróquia no Facebook.