“Não podemos deixar de falar sobre o que vimos e ouvimos” – Santa Missa no Borrachudo

Santa Missa celebrada na Comunidade Borrachudo pelo Pe Paulo Marcony - 09/10/2021

O Mês Missionário é sempre um impulso, ou um puxão de orelhas, para que possamos ser verdadeiramente uma “Igreja em Saída”. Ir às periferias do mundo, “que estão frequentemente cheias de solidão, tristeza, feridas interiores e perda do gosto pela vida”. (Papa Francisco)

Jesus Cristo é missão, é o Caminho, a Verdade e a Vida! Devemos, portanto, levá-Lo a todos sem medo, movidos de compaixão e amor pelo próximo. “Num ambiente cheio de indiferença, individualismo e egoísmo, faz-nos compreender que os valores da vida autêntica se encontram em acolher as diferenças, respeitar a dignidade humana, escutar, cuidar e servir os mais humildes.” (Papa Francisco). Servir é missão de todo batizado!

Primeira Santa Missa na Comunidade Borrachudo em tempos de pandemia

Movidos por este estímulo abrasador do Espírito Santo, que parece nos cutucar ainda mais no Mês Missionário, membros do Comipa (Conselho Missionário Paroquial) e o pároco Padre Paulo Marcony, acompanhados de alguns fiéis da Paróquia Nossa Senhora da Saúde, partiram em uma das missões mais lindas que a Santa Igreja Católica nos proporciona: levar Jesus Eucarístico e a sua mensagem a todos que se abrem internamente para conhecê-Lo. “A nossa missão de batizados é anunciar o amor de Cristo” – Padre Paulo Marcony.

Há exatos dois anos, no dia 9 de outubro de 2019, foi celebrada a primeira Santa Missa na Comunidade Borrachudo. De lá pra cá, a pandemia revirou a rotina das pessoas no mundo inteiro e afetou diretamente a nossa maneira de interagir. Passada a fase mais dura e rígida do isolamento social, imposto pela necessidade do distanciamento físico, Jesus se faz novamente presença no meio do seu povo, em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Sagrada Eucaristia.

No espaço simples, mas cuidadosamente preparado, os moradores foram chegando aos poucos, alguns com ar ressabiado, de quem não sabe bem o que esperar. Outros, já inseridos na catequese, um pouco mais conscientes do que viria.

Embora não haja membros da comunidade que tenham o Sacramento da Eucaristia, a celebração foi alegre, com participação e envolvimento de todos. O Padre Paulo Marcony destacou a importância e a mensagem do Mês Missionário e promoveu uma sensível catequese a partir das leituras e do Evangelho do dia (Mc 10,17-30), destacando os mandamentos, a necessidade do desapego aos bens materiais e a valorização das virtudes da caridade e do amor ao longo da caminhada para alcançar a vida eterna. Afinal, como bem ressaltou o nosso pároco, “só levaremos daqui as boas obras, por isso precisamos praticar o amor e a caridade”.

Padre Paulo também fez uma bela catequese sobre os santos, como eles trilharam este caminho de desapego proposto por Jesus e que, por já terem alcançado a graça da vida eterna, são como aqueles “vizinhos” aos quais podemos recorrer nos momentos de dificuldades. A diferença é que eles são nossos “vizinhos mais próximos de Deus”.

Padre Paulo Marcony falando sobre o Mês Missionário

O trabalho missionário na Comunidade Borrachudo

Desde 2018, a partir do trabalho missionário iniciado pela irmã Tereza Squiavenato, a Comunidade Borrachudo, que até então não era assistida regularmente por nenhuma paróquia, passou a ser acompanhada pelo Conselho Missionário da Paróquia Nossa Senhora da Saúde (Comipa). Composto por religiosas e leigos, foi por meio do Comipa que os primeiros passos na evangelização das famílias locais começaram a ser dados e continuam a prosperar.

O trabalho na localidade é de “formiguinha”, exige de cada um o esforço, a dedicação e, sobretudo, o amor pela missão de anunciar a Boa Nova. Exige despojamento e metodologias próprias para avançar em meio a situações de uma realidade desafiadora e, no início dos trabalhos, até mesmo a falta de estrutura física e material para os encontros. Hoje, graças ao empenho de todos e a boa vontade do morador Roberto Máximo Ventura, que cedeu uma área do seu lote para construção, o Centro de Evangelização é uma realidade.

No espaço, passaram a ser desenvolvidas a catequese regular para crianças. Adolescentes/ jovens são assistidos pela IVCA (Iniciação à Vida Cristã de Adultos) desenvolvida à luz do Evangelho e a partir da realidade e vivência de cada catequizando, bem como os idosos que desejam celebrar os sacramentos.

Desde que os trabalhos pastorais começaram, cinco crianças já celebraram o Sacramento do Batismo. Em função da pandemia, as atividades regulares que vinham sendo desenvolvidas no Borrachudo tiverem que ser interrompidas. Aos poucos, desde agosto, estão sendo retomadas, observando-se as medidas de segurança estabelecidas pelos decretos diocesano e municipal.

Membros do Comipa e catequistas se reúnem com os moradores toda semana, sempre aos sábados. A catequese é das 15h às 16h, logo após, todos participam da celebração da Palavra.

Liliene Dante

Outras fotos da Santa Missa estão disponíveis nas redes sociais da Paróquia. Acesse nossa página no Facebook. Clique aqui