Somos chamados a ser sal da terra e luz do mundo

Disse Jesus aos seus discípulos: ‘Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. Vós sois a luz do mundo. Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde ela brilha para todos os que estão em casa. Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus” (Mt 5,13-16).

O convite é para todos nós. Dar sabor à vida de nossos irmãos, ser luz para aqueles que não conhecem a luz ou que andam na escuridão. E a escuridão não é necessariamente a ausência desse tipo de luz a que estamos tão acostumados. A ausência de Deus é a grande escuridão que atravessa aqueles que não O conhecem.

Anunciar a Boa Nova a toda criatura é sinal da luz de Deus – da sua chegada. E quando o Evangelho frutifica em uma comunidade, Deus ali permanece.

Jesus é o caminho e é através Dele que nossos irmãos são atraídos para o colo generoso e misericordioso do Pai. Jesus é a verdade, sem a qual toda a nossa vida se resumiria ao primeiro ato de um espetáculo qualquer. Jesus é a vida em abundância – e a vida é aquilo que mais almejamos, sobretudo, a Vida Eterna.

É isso que a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, sob a coordenação e orientação do pároco, Padre Flávio Assis, nos tem convidado a fazer: ser sal da terra e luz do mundo.

A caminhada de fé na Comunidade Borrachudo continua. Um trabalho de “formiguinhas” que vão temperando a terra por onde passam. Sempre com o cuidado de não salgar demais ou de menos. Tudo na medida que o Senhor, nosso Deus, vai indicando ao apontar os caminhos e entrar nas casas que começam a abrir suas portas. Ele bate e muitos já O estão ouvindo.

O Comipa (Conselho Missionário Paroquial), composto por religiosas e leigos(as), é que desenvolve o trabalho de evangelização na comunidade, iniciado em 2018.

Em mais um Domingo do Senhor, outras duas crianças do Borrachudo foram batizadas. Inseridas na comunidade de fé da Paróquia da Saúde.

Lorena Ventura de Matos, de 8 anos, e sua irmã Débora Ventura de Matos, de 10 anos celebraram, neste domingo, 22/09, o primeiro dos sete sacramentos: o Batismo! O Sacramento que nos faz nascer para a vida espiritual e nos insere no Mistério Pascal de Cristo.

Como as crianças já não são tão pequeninas, elas também são preparadas para receberem o batismo. Assim como suas famílias que têm acolhido o trabalho de evangelização. É um momento importante para todos que são convidados a serem e se sentirem parte de algo maior, assumindo o compromisso de ser sal da terra e luz do mundo.

A simplicidade do pensamento infantil traduz bem o porquê de Jesus ter pelas crianças um afeto especial: elas ainda carregam em si a ternura do Sopro primeiro de Deus.

Numa conversa informal, antes da Santa Missa, Débora falou da expectativa pela chegada deste dia: “Nós esperamos muito tempo, né? E, agora, chegou. Estou emocionada. Ser batizada deixa a gente mais perto de Deus”.

Já Lorena, a mais nova das irmãs, demonstra maturidade ao ser questionada sobre o compromisso que todo batizado deve assumir: “Que a gente ame o próximo mesmo quando estamos com raiva”.

Na comunidade, além da preparação das crianças que vão celebrar o Sacramento do Batismo, a equipe do Comipa está implantando a catequese – que deve alcançar, também, os adultos. Um passo de cada vez, mas sempre no cumprimento da Palavra do Senhor: proclamar a Boa Notícia.

Assessoria de Comunicação

Foto de Capa: Débora e Lorena com padre Flávio Assis, o pai Roberto Máximo Ventura, a mãe Denise Aparecida de Matos, os padrinhos e madrinhas Célio Celestino de Almeida, Ana Natália dos Santos, Paulo Aparecido dos Santos e Alessandra Marina Ventura.