Povo de Deus único e universal

Foto: Rocio / Cathopic

“Apesar das incertezas das fronteiras, o Concílio acentuou que há somente um único povo de Deus do Novo Testamento, da mesma forma como só houve um único povo de Deus do Antigo Testamento. A Igreja é o povo de Deus em marcha. É o peregrinante povo de Deus, apesar das dificuldades e entrechoques da caminhada.”

Padre Gerson Schmidt* tem nos proposto uma série de reflexões sobre a Constituição Dogmática Lumen Gentium sobre a Igreja. Este importante documento do Concílio Vaticano II apresenta, entre outros, várias imagens da Igreja. A Igreja da Lumen Gentium é um Povo de Deus em busca da santidade.  “Evocar o Santo Povo fiel de Deus é evocar o horizonte para o qual somos convidados a olhar e sobre o qual refletir. É para o Santo Povo fiel de Deus que como pastores somos continuamente convidados a olhar, proteger, acompanhar, apoiar e servir. Um pai não se compreende a si mesmo sem os seus filhos”, afirmou recentemente o Papa Francisco em carta endereçada ao cardeal Marc Ouellet.

“Estamos aprofundando a imagem da Igreja como povo de Deus, imagem destacada na Lumen Gentium, a Constituição dogmática sobre a Igreja do Concílio Vaticano II. Todos os homens são chamados a pertencer à Igreja, ao novo Povo de Deus. Diz assim a LG, número 13: 13. “Ao novo Povo de Deus todos os homens são chamados. Por isso, este Povo, permanecendo uno e único, deve estender-se a todo o mundo e por todos os séculos, para se cumprir o desígnio da vontade de Deus que, no princípio, criou uma só natureza humana e resolveu juntar em unidade todos os seus filhos que estavam dispersos (cfr. Jo. 11,52). Foi para isto que Deus enviou o Seu Filho, a quem constituiu herdeiro de todas as coisas (cfr. Hebr. 1,2), para ser mestre, rei e sacerdote universal, cabeça do novo e universal Povo dos filhos de Deus. Para isto Deus enviou finalmente também o Espírito de Seu Filho, Senhor e fonte de vida, o qual é para toda a Igreja e para cada um dos crentes princípio de agregação e de unidade na doutrina e na comunhão dos Apóstolos, na fração do pão e na oração (cfr. At 2,42)” (LG, 13).