Óbulo de São Pedro: uma prática muito antiga

Com o próprio cristianismo nasceu a prática de apoiar materialmente aqueles que têm a missão de anunciar o Evangelho, para que se comprometam plenamente com o seu ministério, cuidando também dos mais necessitados (cf. Atos dos Apóstolos 4, 34; 11:29).

No final do século VIII, os anglo-saxões, após sua conversão, sentiram-se tão apegados ao bispo de Roma que decidiram enviar uma contribuição anual ao Santo Padre em caráter permanente. Assim nasceu o ” Denarius Sancti Petri ” (Esmola a São Pedro), que logo se espalhou pelos países europeus.

Esta, como outras práticas semelhantes, passou por muitas e diferentes vicissitudes ao longo dos séculos, até ser abençoada pelo Papa Pio IX, com a encíclica Saepe venerabilis de 5 de agosto de 1871.

Atualmente, esta coleta ocorre em todo o mundo católico, principalmente no dia 29 de junho ou no domingo mais próximo da solenidade dos Santos Apóstolos Pedro e Paulo.

No primeiro ano de seu pontificado, Bento XVI quis sublinhar o significado particular do Óbolo:

“A ‘oferta de São Pedro’ é a expressão mais típica da participação de todos os fiéis nas boas iniciativas do Bispo de Roma para com a Igreja universal. É um gesto que não tem apenas valor prático, mas também fortemente simbólico, como sinal de comunhão com o Papa e atenção às necessidades dos irmãos; e por isso o vosso serviço tem um valor primorosamente eclesial ” Discurso aos membros do Circolo di San Pietro, 25 de fevereiro de 2006 ).

O valor eclesial deste gesto surge considerando como as boas iniciativas são conaturais para a Igreja, como o Papa indicou na sua primeira Encíclica Deus caritas est (25 de dezembro de 2005):

«A Igreja nunca pode ser dispensada do exercício da caridade como atividade organizada dos fiéis e, por outro lado, nunca haverá uma situação em que a caridade de cada cristão individual não seja necessária, porque o homem, para além da justiça, ele tem e sempre precisará de amor ” (n. 29).

É uma ajuda sempre animada pelo amor que vem de Deus:

“Portanto, é muito importante que a atividade caritativa da Igreja mantenha todo o seu esplendor e não se dissolva na organização do bem comum, tornando-se uma simples variante” (…) “O programa do cristão – o programa do bom samaritano, o programa de Jesus – é ‘um coração que vê’. Este coração vê onde há necessidade de amor e age de acordo ” (ibidem, 31).

* * *

A atenção à moeda de um centavo como forma de apoio dos fiéis ao ministério dos sucessores de São Pedro a serviço da Igreja universal já havia sido expressa por pontífices anteriores. Assim, por exemplo, João Paulo II se expressou:

“ Vós estais conscientes das crescentes necessidades do apostolado, das necessidades das comunidades eclesiais, especialmente nas terras de missão, dos pedidos de ajuda que vêm de populações, indivíduos e famílias em condições precárias. Muitos esperam apoio da Sé Apostólica, que muitas vezes não encontram em outro lugar.
Deste ponto de vista, a moeda de um centavo constitui uma verdadeira participação na ação evangelizadora, especialmente se considerarmos o sentido e a importância de compartilhar concretamente as preocupações da Igreja universal ”
 ( João Paulo II no Circolo San Pietro, 28 de fevereiro de 2003 ).

As ofertas dos fiéis ao Santo Padre destinam-se a obras eclesiais, a iniciativas humanitárias e de promoção social, bem como à manutenção das atividades da Santa Sé. O Papa, como pastor de toda a Igreja, preocupa-se também com as necessidades materiais das dioceses pobres, institutos religiosos e fiéis em graves dificuldades ( pobres, crianças, idosos, marginalizados, vítimas de guerras e catástrofes naturais; ajuda especial aos bispos ou dioceses nas necessidades, educação católica, ajuda aos refugiados e migrantes, etc. ).

O critério geral que inspira a prática do Pence refere-se à Igreja primitiva:

“ A base primária para o apoio da Sé Apostólica deve ser constituída pelas ofertas espontâneas dos católicos de todo o mundo e, eventualmente, também por outras pessoas de boa vontade. Isto corresponde à tradição que tem as suas origens no Evangelho ( Lc 10,7) e nos ensinamentos dos Apóstolos ( 1 Cor 9.11) ”( Carta de João Paulo II ao Cardeal Secretário de Estado, 20 de novembro de 1982 ).

Fonte: vatican.va / obolodisanpietro.va/