DNJ 2022 – 15/10

Prezadas Juventudes,

É com muita alegria e entusiasmo que queremos celebrar o DNJ – Dia Nacional da Juventude 2022!

Para muitos será o primeiro grande encontro de jovens depois do período pandêmico. Para outros, um reafirmar a corajosa opção de perseverar na evangelização da juventude. Para todos, será um tempo de celebrar, de agradecer, de integrar, de congregar.

Movidos pelo chamado do Papa Francisco a sermos uma Pastoral Juvenil Sinodal (Cristo Vive, n. 206), vamos realizar o DNJ reforçando nossa opção pela pluralidade nas Juventudes reconhecendo a Encarnação do Verbo em cada rosto jovem e em cada expressão juvenil, em cada grupo de jovens com sua identidade e anseio pelo encontro com Jesus vivo e verdadeiro que gera discípulos missionários.

Refletiremos este ano à luz do tema “E o Verbo se fez carne”, que nos chama a atenção para a presença do Ressuscitado entre nós que nos traz “palavras de vida eterna” (Jo 6, 68), que nos ensinam como viver com Deus, conosco mesmos e entre nós, sendo sempre mais solidários e sensíveis aos irmãos. Em sintonia com o tema da CF deste ano, a reflexão aprofunda e experiência de colocar-se na “escola” do Mestre Jesus para aprender d’Ele o jeito de ser e de servir.

Imbuídos do apelo missionário vivido em todos os DNJs “ide”, nos encontraremos nas Regiões Pastorais de nossa Diocese, dia 15 de outubro, conforme cronograma abaixo:

• REGIONAL I – Comunidade Nossa Senhora das Graças, Travessa Pássaro Verde – bairro Pedreira – Itabira.
  • REGIONAL II – Igreja Matriz São José – Rua Praça Cônego João Pio S/N, Centro – São José do Goiabal.
  • REGIONAL III – Santuário Nossa Senhora da Piedade – R. Nove, 432 – Córrego Alto, Coronel Fabriciano.

Que nossos encontros motivem ações concretas, missionárias e transformadoras de jovens protagonistas que não se calam nem se acovardam diante do que pode ser transformado em Cristo.

Confira a programação de sua Região! Organizem as caravanas!
Avante juventudes! Façam a diferença”.

Érica Júlia Ventura
Coordenadora da Comissão para as Juventudes