Colaboradores da sede da CNBB participam de caminhada de iniciação à vida cristã

Estudo da Bíblia - CNBB

Um grupo de nove colaboradores da sede da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em Brasília (DF), participa de um projeto de catequese promovido pelo Secretariado Geral da CNBB em parceria com a Comissão Episcopal para a Animação Bíblico-Catequética. Essa formação atende a uma determinação do Regimento Interno da Conferência e também ao desejo desses colaboradores em crescerem no seguimento a Jesus Cristo.

 

O Regimento Interno da Conferência define entre as atribuições do secretário-geral o cuidado da assistência religiosa e a promoção espiritual dos colaboradores da CNBB e de seus familiares. Nesse sentido, o bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da CNBB, dom Ricardo Hoepers, pediu a colaboração da Comissão para a Animação Bíblico Catequética para a condução desse processo de iniciação à vida cristã para aqueles que ainda não haviam completado seu itinerário sacramental.

“A formação catequética de nossos colaboradores se deu a partir de uma necessidade. Identificou-se que alguns deles ainda não haviam completado a iniciação à vida cristã”, conta o assessor da comissão, padre Wagner Francisco. Ele destacou também o desejo dos colaboradores, em aprofundar, completar ou reforçar a sua caminhada de iniciação à vida cristã.

Padre Wagner ainda explica o objetivo de “colaborar com o discipulado dos nossos colaboradores, auxiliá-los na dimensão da fé“. A formação catequética também pretende, segundo o assessor, “ajudar, com a luz da fé, a discernir os momentos também pessoais, existenciais, familiares, pessoais, que cada um possui, porventura na caminhada comum como ser humano”.

Conhecer Jesus Cristo

Quem contribui nesse projeto como catequista é a colaboradora Maria Sônia Carvalhedo, a Soninha. Ela salientou que esse processo de iniciação à vida cristã vai encaminhando as pessoas para Deus, ensinando a conhecer e a amar Jesus Cristo, e assim dar frutos.

“Essa experiência é tão gostosa, é maravilhosa, porque é uma oportunidade. Eu acho que assim é Deus me dando a oportunidade de falar dele, de mostrar para as pessoas que não conhecem Jesus, ou que conhecem pouco ou que estão relaxando. Aí vai me fortalecer na minha fé, a minha alegria de caminhar com eles, de mostrar, amar Jesus para fazê-lo amado. A gente só ama aquilo que conhece. Então, eu só vou amar a Jesus se eu conhecer através da Palavra Dele. Então, eu estou tão feliz porque eu fui escolhida para auxiliar o padre Wagner nessa catequese, de dar essa formação da pessoa de Jesus”, partilhou.

Um processo em três momentos

Padre Wagner Francisco conta que os encontros são semanais e o processo elaborado pela Comissão para a Animação Bíblico-Catequética compreende três momentos.

“No primeiro momento, se identificou a necessidade de aprofundar o querigma [primeiro anúncio]. No segundo momento, estamos agora já no processo mais de conteúdo, isso significa a própria catequese dita e específica como etapa privilegiada da formação. E agora começamos no terceiro passo, que em breve se darão com as celebrações dos ritos próprios e como também orienta a catequese de inspiração catecumenal”, enumerou o padre.

Segundo padre Wagner, ainda não foram definidos os momentos dos ritos de celebração dos sacramentos, dada a característica da catequese de inspiração catecumenal ser um processo gradual. “A cada momento nós vamos caminhando, vamos sentindo também a corresponsabilidade de todos nesse processo”, explicou.

Um caminho para Jesus

“Conduzir esse povo para o caminho de Jesus e na catequese está sendo um caminhar. É um caminho mesmo, no dia a dia, nos nossos gestos, nas nossas ações. Então, eu estou muito feliz por essa oportunidade de ajudar os colaboradores da CNBB”, partilhou Soninha.

Fonte: CNBB

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui