Celebração dos 56 anos da Diocese marca também o lançamento de selo postal alusivo ao centenário de Dom Mário

Foto/ Coordenadoria de Comunicação da PMI

O aniversário é hoje – afinal, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano foi instituída em 14 de junho de 1965. Mas a Santa Missa em Ação de Graças para celebrar os 56 anos aconteceu no domingo, 13/06, na Catedral Diocesana.

Presidida pelo bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti, este foi o segundo ano consecutivo em que a participação dos fiéis foi condicionada aos limites impostos pela pandemia do novo coronavírus. Inclusive, sem a tradicional representatividade dos paroquianos e lideranças das pastorais, movimentos e serviços das três regiões que compõem a Diocese.

Como afirmou Dom Marco Aurélio: “O Concílio Vaticano II (1962-1965) e a criação da Diocese de Itabira (1965) foram fatos determinantes na história da Igreja do século XX. Esses dois eventos se entrelaçam possibilitando a abertura da Igreja para o mundo e para a comunidade católica do Centro Leste Mineiro. A Diocese de Itabira logo aderiu ao conceito de Igreja Povo de Deus, retomado pelo Concílio Vaticano II e, ao longo desses anos, vem buscando e vivendo esse novo jeito de ser Igreja através do esforço incansável dos bispos, padres, diáconos, religiosos e religiosas, lideranças comunitárias e pastorais e todo o povo de Deus nesta terra de missão”.

Dom Marco foi o quinto bispo a assumir o pastoreio da diocese. O primeiro foi empossado logo após o Concílio, Dom Marco Antônio Noronha (1965–1970), seguido por Dom Mário Teixeira Gurgel (1971-1996), Dom Lelis Lara (1996-2003) e Dom Odilon Guimarães Moreira (2003-2013).

Centenário de Dom Mário Teixeira Gurgel – lançamento do selo comemorativo

Dom Mário foi o que esteve por mais tempo à frente da diocese, por quase 25 anos. Foi empossado em 18 de junho (1971), sob o lema “Sicut qui ministrat” – Como quem serve (Lc 22,27). Nascido em Iguatu (CE), em 22 de outubro de 1921, o ex-bispo diocesano completaria, em 2021, 100 anos.

Dada a importância dos trabalhos pastorais e sociais, além da defesa integral dos mais fragilizados e marginalizados, Dom Mário Teixeira Gurgel sempre foi uma referência no pastoreio do povo de Deus a ele confiado. Com grande carisma, não raro, é lembrado pelo bom humor, pelo sorriso acolhedor e as homilias únicas! Segundo Dom Marco Aurélio: “Um homem franzino em sua estatura física e um gigante na sua fé”.

Foto/ Coordenadoria de Comunicação da PMI

Para celebrar os 100 anos de nascimento, também no domingo (13), foi lançado o selo postal em referência ao seu centenário – uma iniciativa da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, em parceria com a Prefeitura Municipal de Itabira e os Correios.

No selo personalizado aparece a imagem de dom Mário, associada às três ondas representativas das três regiões pastorais da Diocese (azul – Região Pastoral 1; vermelho – Região Pastoral 2; amarelo – Região Pastoral 3), além do lema episcopal: “Como quem serve”.

Graziele Sales e Marco Antônio Lage – Foto/ Coordenadoria de Comunicação da PMI

O prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage, destacou Dom Mário como aquele que “não foi só um sacerdote que marcou época na Diocese, mas também na sociedade itabirana pelas obras sociais, sensibilidade política e participação nas discussões intensas da cidade”.

Desde janeiro, a Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano tem feito publicações no site institucional e nas redes sociais, sempre no dia 22 de cada mês, em referência a Dom Mário.

Até agora, já foram publicados:
22 de fevereiro – Nascimento e Vida Religiosa;
22 de março – Vida Sacerdotal e Sagração;