Campanha Solidária Doações de Alimentos

“Senhor, dai pão a quem tem fome e fome de justiça a quem tem pão”
(Pe. Zezinho).

Ao povo de Deus,

Paz e bem!

Estamos vivendo um momento difícil de crise sanitária e situação de pobreza, atingindo milhares de pessoas no Brasil e em nossa Diocese. A realidade desafiadora da COVID-19 desdobrou uma crise sem precedentes em comparação às últimas décadas. Os que vivem em situação de vulnerabilidade social, neste tempo de pandemia, têm sofrido mais do que em tempos normais.

A população em situação de rua, os encarcerados, os imigrantes, os desempregados e as
comunidades de periferias, sem garantia de direitos, estão necessitando de alimentos, leite e produtos de higiene, ou seja, o básico do básico.

Embora todas as pessoas sejam atingidas, a face mais dolorosa está na casa, na pele, na lágrima e na falta de horizonte dos empobrecidos, que sofrem as consequências de sucessivos projetos de sociedade, que optaram por negligenciar a vida dos vulneráveis.

Diante desta realidade, a Comissão Diocesana das Pastorais Sociais vem conclamar que em todas as paróquias, através das Pastorais Sociais, Movimentos e Serviços, em conjunto com a Sociedade São Vicente de Paulo – SSVP, possam fazer uma CAMPANHA SOLIDÁRIA de arrecadação e distribuição de alimentos para saciar a fome, dos que mais precisam.

Conforme a realidade, sugerimos fazer um levantamento (diagnóstico) na área da paróquia de quantas famílias se encontram em vulnerabilidade social, precisando urgentemente da doação de alimentos, leite e produtos de higiene, podendo inclusive colaborar com as paróquias em regiões mais pobres.

Esta ação emergencial terá o seu início no dia 5 de abril (segunda-feira da Oitava da Páscoa), até o dia 30 de abril do corrente ano. As doações deverão ser entregues nas Missas ou nas devidas secretarias paroquiais no horário de funcionamento.

Conclamamos os padres, os diáconos, as pastorais, movimentos e serviços, leigos e leigas, equipe paroquial, que canalizem esforços para que esta campanha seja frutuosa a serviço do Reino de Deus.

O desejo de Deus é “pão em todas as mesas”.

“A Esperança não decepciona” (Rm 5,5).

Fraternalmente!

Itabira, 31 de março de 2021