55º Dia Mundial das Comunicações Sociais – “Vem e verás”

O 1º Dia Mundial das Comunicações Sociais foi celebrado pelo Papa Paulo VI, em 7 de maio de 1967. A data foi instituída com o decreto Inter Mirifica e, deste então, é celebrado anualmente em vários países sempre no domingo que antecede a Solenidade de Pentecostes.

À época, disse o Papa Paulo VI em sua mensagem:

“Com esta iniciativa, proposta pelo Concílio Vaticano II, a Igreja, que “se sente intimamente solidária com o gênero humano e com a sua história”, (Gaudium et spes, Proêmio) quer chamar a atenção dos seus filhos e de todos os homens de boa vontade para o vasto e complexo fenômeno dos modernos meios de comunicação social, como a imprensa, o cinema, o rádio e a televisão, que são uma das notas mais caraterísticas da civilização moderna.”

Passadas cinco décadas e meia, cá estamos, vivendo a era da internet. O que poderia ser inimaginável em 1967, é hoje uma realidade presente na vida cotidiana de milhões de pessoas.

Este ano, o tema do 55º Dia Mundial das Comunicações Sociais é “Vem e verás” – Comunicar encontrando as pessoas onde estão e como são – extraído do Evangelho de João 1,46.

“O próprio jornalismo, como exposição da realidade, requer a capacidade de ir aonde mais ninguém vai: mover-se com desejo de ver. Uma curiosidade, uma abertura, uma paixão. Temos que agradecer à coragem e determinação de tantos profissionais (jornalistas, operadores de câmera, editores, cineastas que trabalham muitas vezes sob grandes riscos), se hoje conhecemos, por exemplo, a difícil condição das minorias perseguidas em várias partes do mundo, se muitos abusos e injustiças contra os pobres e contra a criação foram denunciados, se muitas guerras esquecidas foram noticiadas. Seria uma perda não só para a informação, mas também para toda a sociedade e para a democracia, se faltassem estas vozes: um empobrecimento para a nossa humanidade.” – Papa Francisco

Que o Senhor abençoe todos os profissionais que atuam diretamente na comunicação e zele pelas nossas queridas pasconeiras: Rosângela Perruci, Irani Pimenta e Edileia Silva pelo belíssimo e importante trabalho que realizam à frente da Pastoral da Comunicação (Pascom) da Paróquia Nossa Senhora da Saúde.