Senhora da Saúde: mãe, rainha e consolo

Imagem de Nossa Senhora da Saúde levada na procissão - foto: Pascom

“A minha alma engrandece o Senhor
e o meu espírito se alegra em Deus, meu Salvador.
Porque pôs os olhos na humildade da sua serva:
de hoje em diante me chamarão bem-aventurada todas as gerações.
O Todo-Poderoso fez em mim maravilhas:
Santo é o seu nome.
A sua misericórdia se estende de geração em geração
sobre aqueles que O temem.
Manifestou o poder do seu braço
e dispersou os soberbos.
Derrubou os poderosos de seus tronos
e exaltou os humildes.
Aos famintos encheu de bens
e aos ricos despediu de mãos vazias.
Acolheu Israel seu servo,
lembrado da sua misericórdia,
como tinha prometido a nossos pais,
a Abraão e à sua descendência
para sempre.” (Magnificat – Lc,46-55)

No Magnificat, Maria revela sua genuína alegria por este Deus que é Pai, sobretudo, daqueles que vivem à margem, ignorados e rejeitados. Maria é a mãe Daquele a quem servimos. E Este, ao qual servimos, veio pelas ovelhas perdidas, doentes e afastadas do redil.

É por isso que nós amamos Maria, a veneramos e a celebramos com alegria e devoção – porque ela sempre nos direciona e nos ensina, até no silêncio do seu coração, qual caminho percorrer para chegar até Jesus.

Padre Paulo Marcony, Padre Hideraldo Vieira e Padre Anderson no primeiro dia da novena – 09/08_foto: Pascom

Festa da Padroeira Nossa Senhora da Saúde

Não carece esclarecer para nenhum católico a fervorosa devoção que dedicamos a Maria. Mas é sempre bom lembrar porquê o fazemos e porquê, tantas vezes no silêncio, empunhamos o terço com a certeza de estarmos armados contra o que não for da vontade do Pai.

Assim, convictos, celebramos mais uma festa em homenagem à padroeira. Mãe da Saúde, nossa mãe!

Foram 10 dias de uma caminhada iniciada no dia 9 de agosto: às 18h15, com o primeiro terço desta jornada, e às 19h, com a Santa Missa de abertura. Após o “ide em paz…”, levantamento da bandeira, repique de sinos, tambores, pandeiros e o vozerio inconfundível da marujada.

Guarda de Marujos Nossa Senhora da Saúde no levantamento da bandeira – foto: Pascom

Muito mais de algumas centenas de pessoas passaram pela Matriz Nossa Senhora da Saúde durante a novena e festa. Vários padres, de diferentes paróquias da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano, celebraram conosco: Pe. Hideraldo Vieira, Pe. Francis Almeida, Pe. Marcos Rosa, Pe. Arlindo Coura, Pe. Jefferson Cruz, Pe. Flávio Assis, Pe. Márcio Rodrigo, Pe. Jesu Doss – além do nosso pároco, Padre Paulo Marcony, e do nosso vigário, Padre Anderson Teixeira.

Membros dos diferentes ministérios, pastorais e serviços das comunidades paroquiais se envolveram de alguma maneira nos festejos. E o que não faltou foi trabalho!

E para não deixar de fora da programação a Semana Nacional da Família, celebrada em todo o Brasil, durante a novena, a imagem peregrina de Nossa Senhora da Saúde “visitou” várias famílias para um momento especial e íntimo de oração.

A família de Josiane foi a primeira a receber a imagem peregrina de Nossa Senhora da Saúde – foto: Pascom

Todos os dias, após a Celebração Eucarística, os fiéis mais animados se reuniram na área externa da Matriz para um momento de confraternização, regada a boa culinária e excelente música ao vivo.

Tá caindo fulô

O encerramento aconteceu no domingo, 18/08, dia em que a Igreja no Brasil celebrou a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria.

As guardas de marujos Nossa Senhora da Saúde (“festeira” deste ano), Nossa Senhora do Rosário e Santo Antônio deram o ritmo e o tom à festa que começou às 17h, com concentração em frente ao Parque da Água Santa, próximo à rodoviária de Itabira.

Foi de lá que saiu a procissão, acompanhada por uma centena de fiéis – de crianças a idosos. Velas nas mãos, terços em algumas também, faces serenas, outras tantas concentradas nas orações.

Entre laços e fitas, penduradas aqui e ali nos diferentes instrumentos das guardas, subiu a procissão pela Rua Água Santa, seguindo pelo trechinho da Dom Prudêncio que leva à Matriz.

Padre Paulo Marcony durante a procissão – foto: Pascom

Nossa Matriz que conta quase dois séculos fincada neste solo. Linda, enfeitada, iluminada pela noite clara do domingo. Soberana, no topo do morro. E foi lá, diante dos nossos janelões e porta azul que a imagem de Nossa Senhora da Saúde se ergueu, mais uma vez, por mais um ano, evocando um passado de fé, amor e devoção que não nos permitimos esquecer.

Chegada da procissão em frente à Igreja Matriz com a imagem de Nossa Senhora da Saúde – foto: Pascom

A cada nova geração, renovamos os votos com Maria, ainda que cada tempo traga suas particularidades.

E como foi ela que gestou Jesus, é também ela que nos conduziu pelos degraus da Matriz para vivenciarmos mais uma vez o mistério da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor na Santa Missa de encerramento, presidida pelo nosso pároco, Padre Paulo Marcony, e concelebrada pelo nosso vigário, Padre Anderson Teixeira.

Ano que vem tem mais! Se Deus quiser!

Liliene Dante

Outros registros da novena e festa (fotos e vídeos) estão disponíveis na página da paróquia no Facebook.