Santos comemorados no mês de maio

Imagens: Santo do Dia (Vatican News) (Canção Nova)

Santo Atanásio – 02 de maio

Desde a infância, Atanásio estava convencido de que um bom teólogo deve necessariamente ser também um bom cristão, um santo. E os contatos com Antônio Abate, patriarca do monaquismo, foram-lhe de grande conforto, porque compreendeu como este homem pobre e isolado sabia muito mais e muito melhor do que muitos eruditos da cidade: “Além do estudo e verdadeiro conhecimento das Escrituras, com uma vida justa e uma alma pura e virtude segundo Cristo são necessárias para que, caminhando na virtude, o intelecto possa alcançar e entender o que deseja, tanto quanto a natureza humana pode entender de Deus o Verbo. De fato, sem um intelecto puro e uma vida modelada nos santos, não se pode entender as palavras dos santos. Portanto, quem quiser entender o pensamento dos teólogos deve purificar a alma…”  (Fonte: Canção Nova)

São Filipe e São Tiago – 03 de maio

São Filipe e São Tiago foram privilegiados, porque conviveram de perto com Jesus, foram catequizados, formados pelo Senhor. Não podemos esquecer, contudo, que muitos dos discípulos de Jesus não suportaram seus ensinamentos e O abandonaram, como narrado por São João. A santidade desses dois apóstolos não vem do fato de eles terem sido chamados por Jesus e convivido com Ele, mas pela maneira como eles corresponderam ao chamado, desapegando-se da sua vida por amor ao Senhor, gastando a própria vida para anunciar Jesus e, por fim, perdendo a própria vida para ganhá-la, como ensinou seu Divino Mestre.

São Peregrino é o protetor contra o câncer. E isso não é à toa. Ele foi vítima de um terrível câncer na perna esquerda e foi curado milagrosamente, um dia antes que sua perna fosse amputada pelos médicos. Por isso, a imagem de São Peregrino conta essa história. Mas ela tem também outra revelações. (Fonte: Canção Nova)

São Peregrino – 04 de maio

A ferida na perna de São Peregrino nos conta uma história maravilhosa. Depois que se tornou frade, São Peregrino voltou para Forli mantendo uma vida de austeridade, oração e ajuda aos doentes. Aos 50 anos apareceu-lhe uma grande ferida na perna, que lhe fazia sentir muita dor e exalava mau cheiro. Os médicos disseram que se tratava de um grave câncer e que sua perna deveria ser amputada imediatamente. Uma noite antes da amputação, São Peregrino foi até a capela do Santíssimo e fez a seguinte oração: “Ó Redentor do gênero humano, quando estavas neste mundo, curaste muitas pessoas de toda a sorte de doenças. Purificaste o leproso, devolveste a vista ao cego. Digna-te, pois, Senhor meu Deus, a livrar a minha perna deste mal incurável, pois se não o fizer ela será amputada.” Fonte: Canção Nova

São Sulprizio – 05 de maio

Foi canonizado durante Sínodo dos Jovens. Jovem operário italiano, Núncio Sulprizio foi canonizado por Francisco em 14 de outubro 1963, por ocasião do Sínodo dedicado aos jovens, juntamente com o Papa Paulo VI, o arcebispo Salvadore e outros.

Verdadeiro anjo e mártir

Natural da região de Abruzzo, Núncio morreu em 1836, com apenas 19 anos, acometido por um tumor ósseo, causado, provavelmente, pelas terríveis condições de trabalho, às quais foi submetido pelo tio na sua serralheria.

Em 1832, com 15 anos, Núncio era considerado um verdadeiro “anjo” de dor e de amor por Cristo: um pequeno mártir. Suas condições de saúde melhoram, deixa as muletas, mas se segura em um bastão. Entretanto, Núncio se dedicava aos doentes, que os consolava, dizendo: “Estejam sempre com o Senhor, origem de todo bem. Sofram, com alegria, por amor a Deus”.

(Fonte: Cruz Terra Santa)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui