Pastoral Familiar

pastoralfamiliar

Em sua exortação apostólica Amoris Laetitia, escreve o Papa Francisco:

“O Deus Trindade é comunhão de amor; e a família, o seu reflexo vivente. A propósito, são elucidativas estas palavras de São João Paulo II: ‘O nosso Deus, no seu mistério mais íntimo, não é solidão, mas uma família, dado que tem em Si mesmo paternidade, filiação e a essência da família, que é o amor. Esse amor, na família divina, é o Espírito Santo’. Concluindo, a família não é alheia à própria essência divina. (…) O espaço vital de uma família podia transforma-se em igreja doméstica, em local da Eucaristia, da presença de Cristo sentado à mesma mesa. Inesquecível é a cena descrita no Apocalipse: ‘Eis que estou à porta e bato; e se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo’ (3,20). Esboça-se assim uma casa que abriga no seu interior a presença de Deus, a oração comum e, por conseguinte, a bênção do Senhor.”

A Pastoral Familiar, portanto, surge como uma resposta vigorosa da Igreja em prol da família – tão agredida e desestruturada no contexto atual. É uma Pastoral dinâmica que tem entre as atribuições a promoção e defesa da vida, em todas as suas etapas e dimensões, do matrimônio e da família. A sua grande missão é a evangelização e a promoção integral da pessoa e da família.

O seu trabalho é abrangente, acolhendo as mais distintas famílias com o objetivo de promover a inclusão e o resgate de seus valores e dignidade, tornando a família uma comunidade cristã, um santuário da vida, uma igreja doméstica.

Para isso, os membros da Pastoral Familiar desenvolvem atividades próprias, sempre integradas às orientações diocesanas e paroquiais tais como: formação aos noivos; apoio aos casais; retiros etc.

As atividades e projetos desta Pastoral são desenvolvidos na Comunidade de Nossa Senhora da Saúde.

Mais informações na Secretaria Paroquial: (31) 3831-3142.