“(…)porque o Senhor me ungiu; enviou-me para dar a boa nova aos humildes, curar as feridas da alma, pregar a redenção para os cativos e a liberdade para os que estão presos; para proclamar o tempo da graça do Senhor…” (Is 61,1-2).
Cerca de *700 anos depois do que foi profetizado por Isaías, disse Jesus: “Hoje se cumpriu aos vossos ouvidos essa passagem da Escritura” (Lc 4,21).
Ao refletirmos sobre esses versículos de Isaías, lido por Jesus na sinagoga, podemos dividi-lo em dois enfáticos momentos. O primeiro: o Senhor me ungiu. O segundo: enviou-me…
Unção e envio caminham juntos na vida de todo cristão. Para nós, católicos, “a Crisma é o selo, o reconhecimento do nosso compromisso, o coroamento do processo de preparação para a celebração deste sacramento” – Dom Marco Aurélio Gubiotti.
Santa Missa da Confirmação
A palavra “celebrar” e suas variantes fazem parte do dicionário católico, embora o mais importante, sem dúvida, seja a celebração do memorial da Paixão, Morte e Ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo – o que fazemos a cada Santa Missa.
Em algumas delas, no entanto, também celebramos neste banquete a chegada de novos irmãos e irmãs. E não apenas à mesa do Senhor, mas agora mais profundamente no caminhar juntos proposto pelo Cristo.
Com essa conotação é que a comunidade de fé se reuniu na Matriz Nossa Senhora da Saúde, na última sexta-feira, 02/12, para a celebração da Crisma de 16 jovens que, após dois anos de preparação, confirmaram a sua adesão ao Cristo.
A Santa Missa foi presidida pelo bispo diocesano, Dom Marco Aurélio Gubiotti, e concelebrada pelo pároco, Padre Paulo Marcony Duarte Simões. Também participou da Celebração Eucarística o diácono permanente Eduardo Coelho Madeira.
Durante a homilia, ao se dirigir aos ainda crismandos, Dom Marco Aurélio destacou a importância do Sacramento da Crisma na caminhada de todo cristão. Entre os principais apontamentos feitos pelo bispo, destacamos:
– “Desde o batismo nos tornamos morada para o Espírito Santo, o *Paráclito, Advogado, Consolador, Espírito da Verdade. A gente recebe o Espírito Santo não em benefício próprio, mas para que sejamos capazes de assumir o compromisso de ajudar o outro.”
– “Neste mundo tão dividido, como cristãos crismados, devemos guardar a paz e promover a comunhão. E como é difícil viver isso nos dias de hoje, com tantas polarizações. E não digo isso apenas na política. Até no futebol, momento que deveria ser de diversão, há discórdia…”
– “No Sacramento da Crisma reassumimos o nosso batismo. E é interessante que a preparação (referindo-se à catequese) não é, em si, apenas uma preparação para a celebração deste sacramento. Na verdade, vocês se preparam para serem cristãos adultos e para assumirem os compromissos que vêm com essa responsabilidade. O compromisso de sermos na família, na comunidade de fé (…) sinais do amor de Deus.”
Ao final da celebração, o Padre Paulo Marcony agradeceu às catequistas responsáveis pela preparação dos jovens, destacando o empenho de cada uma mesmo durante os momentos mais críticos da pandemia. Padre Paulo também reforçou as palavras de Dom Marco Aurélio para que os jovens crismados não esmoreçam na fé e na caminhada; que sejam perseverantes diante dos desafios: “Agora vocês estão em alto-mar, entrem na barca com Jesus!”
Liliene Dante
* O profeta Isaías nasceu por volta de 765 a.C. – fonte: Bíblia de Jerusalém em Introdução aos Profetas
* Aquele que é chamado para perto de, junto.
Abaixo, algumas fotos da Santa Missa da Confirmação. Outras fotos estão disponíveis na página da Paróquia no Facebook. Acesse aqui