Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebrou-se Missa em sufrágio da alma do Papa Francisco neste sábado 26/04 às 12 horas. O Padre Paulo Marcony Simões, pároco, em sua homilia destacou a importância do legado deixado pelo papa: um pontificado marcado pela simplicidade, amor e acolhimento aos mais marginalizados da sociedade, uma luta pela natureza, com os cuidados pela Casa Comum e uma busca incessante pela paz no mundo.
Padre Paulo cita as duas encíclicas do Papa Francisco, que considera muito importantes para toda a humanidade: a FRATELLI TUTTI E e a LAUDO SI.
A Carta Encíclica, do termo latino Literae Encyclae, é um meio pelo qual o Papa exerce seu magistério ordinário, abordando diversos temas doutrinários ou morais, incentivando devoções, condenando erros e informando os fiéis sobre os perigos à fé provenientes de correntes culturais e leis, entre outros.
A “LAUDATO SI”, publicada em 2015, cujo subtítulo é “Sobre o Cuidado da Casa Comum”, aborda a crise ambiental e a necessidade de um cuidado integral com o planeta e com todas as criaturas.É uma reflexão sobre a importância de cuidar da natureza e das pessoas, com foco na degradação ambiental, nas mudanças climáticas e na responsabilidade humana para com o planeta. O Papa Francisco apela a uma conversão ecológica, incentivando a mudança de hábitos e a adoção de práticas mais sustentáveis.
“FRATELLI TUTTI”:[1] escrevia São Francisco de Assis, dirigindo-se a seus irmãos e irmãs para lhes propor uma forma de vida com sabor a Evangelho. Destes conselhos, quero destacar o convite a um amor que ultrapassa as barreiras da geografia e do espaço; nele declara feliz quem ama o outro, «o seu irmão, tanto quando está longe, como quando está junto de si».[2] Com poucas e simples palavras, explicou o essencial duma fraternidade aberta, que permite reconhecer, valorizar e amar todas as pessoas independentemente da sua proximidade física, do ponto da terra onde cada uma nasceu ou habita.
Padre Paulo em sua homilia destacou os pontos importantes que nos apresentaram as leituras da liturgia deste sábado, 26/04, At 4,13-21) Salmo 117 (118) Mc 16,9-15), véspera do Dia da Divina Misericórdia.
Pastoral da Comunicação (PASCOM)