Após passagens pelo Acampamento Nacional de Escuteiros e pela Peregrinação Europeia de Jovens em Santiago de Compostela, a cruz e o ícone mariano ficam na diocese transmontana até domingo 4 de setembro.
Por Rui Saraiva – Portugal
Os símbolos da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) estiveram em Lamego durante todo o mês de julho. A grande celebração de despedida teve lugar em S. João da Pesqueira no passado dia 31 de julho, tendo sido nesse dia entregues à diocese de Bragança-Miranda.
No início deste mês de agosto, os símbolos da JMJ tiveram passagens pelo ACANAC, o Acampamento Nacional de Escuteiros em Portugal e a Peregrinação Europeia de Jovens que decorreu em Santiago de Compostela.
“Revolução da Fraternidade”
Especial destaque para esta curta passagem em Espanha que reuniu entre os dias 3 e 7 de agosto cerca de 12 mil jovens e incluiu momentos de oração, concertos, encontros temáticos e propostas culturais, em toda a cidade de Santiago de Compostela.
Ali estiveram 55 bispos de Espanha, Itália e Portugal, 370 sacerdotes e 400 consagrados. A delegação portuguesa teve cerca de 250 participantes marcando presença oito dioceses e três movimentos juvenis.
A Peregrinação Europeia de Jovens a Santiago de Compostela teve a sua conclusão no domingo dia 7 de agosto com uma Missa que foi presidida pelo cardeal António Marto, bispo emérito de Leiria- Fátima.
O purpurado na sua homilia desafiou os jovens para uma “revolução da fraternidade”
“Uma revolução sem armas, sem mortos nem feridos, uma revolução que parte do amor fraterno e engloba a cultura do cuidado mútuo e a cultura do encontro que faz pontes, derruba muros de divisão e estreita distâncias entre pessoas, culturas e povos” – disse D. António Marto no Monte del Gozo, em Santiago de Compostela, revela a Agência Ecclesia.
O cardeal Marto esteve em Santiago como enviado especial do Papa Francisco e assinalou que aquele encontro de jovens é um “belo exemplo” de fraternidade.
“Destes um belo exemplo de fraternidade nas ruas de Santiago” – disse o bispo emérito de Leiria-Fátima, tendo na sua homilia recordado a Encíclica “Fratelli Tutti” na qual o Santo Padre propõe que seja cultivada a virtude da amabilidade que “cria fraternidade, amizade social, solidariedade”.
No final da celebração, D. António Marto saudou os jovens despedindo-se com uma frase significativa: “até Lisboa, na Jornada Mundial da Juventude, no próximo ano”.
Na preparação da JMJ 2023, a peregrinação dos símbolos é uma grande força motivadora. Os símbolos ao fazerem peregrinação pelas dioceses e paróquias de Portugal, colocam-se ao lado de cada um, partilhando o caminho das pessoas que os acolhem. São a presença real de uma cruz e de um ícone que já foram vistos e tocados por milhões de outros cristãos em todo o mundo.
E os símbolos não têm passado só pelos ambientes eclesiais, mas têm sido motivo de encontro, por exemplo, com os reclusos, na visita a estabelecimentos prisionais.
A cruz peregrina e o ícone mariano também têm estado em contato com os mais frágeis visitando os idosos em lares e os doentes nos hospitais. Muito importante registar a passagem dos símbolos na visita às escolas e às universidades.
Na diocese de Bragança-Miranda a visita dos símbolos acontece num mês em que a população duplica – refere a Agência Ecclesia. Consegue, assim, chegar a novos públicos com a presença dos emigrantes.
O padre António Rodrigues, responsável do Comité Organizador Diocesano (COD) de Bragança-Miranda, disse à Agência Ecclesia que a primeira visita que os símbolos fizeram foi a uma área ardida, no Concelho de Carrazeda de Ansiães.
“A primeira mensagem que quisemos transmitir foi de apoio aos bombeiros” – afirmou o sacerdote, que coordena a visita da Cruz Peregrina e do Ícone de Nossa Senhora na diocese de Bragança-Miranda.
Após passagens pelo Acampamento Nacional de Escuteiros e pela Peregrinação Europeia de Jovens em Santiago de Compostela, a cruz e o ícone mariano ficam na diocese transmontana até domingo 4 de setembro.
Entre os momentos principais deste mês de peregrinação, o responsável pelo COD destaca a apresentação do hino da JMJ Lisboa 2023 em mirandês, que vai acontecer em Miranda do Douro no dia 13 de agosto, assim como a visita dos símbolos aos santuários diocesanos e a participação nas festas da cidade de Bragança, de Nossa Senhora das Graças, no dia 22 de agosto.
Os símbolos da JMJ serão entregues a 4 de setembro à diocese de Vila Real.
A Rádio Vaticano e o Vatican News continuam a acompanhar a preparação da Jornada Mundial da Juventude que decorrerá em Lisboa em agosto de 2023.
Fonte: Vatican News