A Congregação das Filhas do Sagrado Coração de Jesus, foi fundada por Santa Teresa Verzeri e Monsenhor Giuseppe Benaglio, em Bérgamo – Itália no dia 08 de fervereiro de 1831. Seu sonho: que as FSCJ estivessem presentes no mundo, revelando o amor do coração de Jesus a todos os povos. As irmãs assumem a missão na evangelização e no cuidado a vida, em diferentes atividades pastorais, sendo elas inserção pastoral, Saúde, Educação e Assistência Social.
O carisma que brotou do Coração de Jesus, tem nele o seu centro. O espírito de Jesus Cristo que glorifica ao Pai na doação aos Irmãos, é o espírito que deve animar especialmente esta Congregação e dar-lhe a sua característica distintiva: a glória de Deus na realização do bem ao próximo.
Espiritualidade: A Filha do Sagrado Coração de Jesus é chamada a aprender na escola do Coração de Jesus: “Aprendei de Mim que sou de coração manso e humilde…” (Mt 11,25-30), para viver a Sua imensa caridade e atualizar o Seu estilo de vida.
CONHEÇA AS FSCJ
“Viver a Caridade do Coração de Jesus. Jesus Cristo a vós e ao vosso Instituto fez o precioso dom de seu coração para que unicamente dele aprendêsseis a santidade da qual Ele é a fonte inesgotável”.
(Cfr. Deveres II 859, p.497)
Aspirantado
É um tempo destinado a favorecer o amadurecimento das candidatas, a fim de permitir-lhes uma passagem gradual ao Postulantado. É o período em que se inicia o diálogo formativo com a jovem. Sua duração mínima de 06 meses ou o tempo de concluir o Ensino Médio. Sua realização será numa comunidade das FSCJ.
OBJETIVO: Aprofundar a formação humano cristã e realizar uma experiência de grupo que dê à jovem elementos para assumir-se como pessoa responsável frente à proposta vocacional. A jovem, além disso, é ajudada a clarear suas motivações vocacionais, em preparação ao Postulantado
Animação Vocacional
OBJETIVO: Proporcionar às juventudes espaços que viabilize o conhecimento de Jesus Cristo a luz do Carisma e Espiritualidade das Filhas do Sagrado Coração de Jesus e a partir deste, ajudá-las (os) na construção do projeto de vida e discernimento vocacional.
METODOLOGIA: A Equipe Juventudes e Vocações da PNSA, é formada por uma irmã liberada e uma Coordenação Central e Ampliada. Constitui a Equipe Central, Irmãs e Leiga Consagrada, por estarem desempenhando um trabalho com juventudes nas suas respectivas realidades e foram indicadas pela Animadora Provincial e Conselho. A Equipe Ampliada compõe-se por uma Irmã indicada pela sua Comunidade Religiosa local, tendo como missão desenvolver o trabalho vocacional e acompanhar as jovens que manifestam o desejo de conhecer a Congregação na sua realidade.
AÇÕES:
Dinamização de encontros com grupos de Jovens, Crismandos, Coroinhas, Juventude Verzeriana e outros;
O acompanhamento sistemático das jovens que manifestam interesse em conhecer a congregação e a espiritualidade do Coração de Jesus, se dará pelas Irmãs que acompanham as jovens nas diferentes realidades de missão (Argentina, Bolívia, Brasil e Paraguai) que estão mais próximas, geograficamente, da jovem;
Trabalho em conjunto com as equipes da Humanização e Espiritualidade e de Leigos Carisma e Espiritualidade;
Decisão de empreender o caminho do Itinerário Formativo (Itinerário Vocacional ) e iniciação à Vida Cristã
Postulantado
Com a duração prevista entre seis meses e dois anos, a etapa oferece à jovem:
Conhecimento aprofundado da vida e da missão das Filhas do Sagrado Coração de Jesus,
Caminho de conhecimento de si mesma no processo de discernimento do seu chamado à Vida Religiosa;
Percurso favorável para crescer no conhecimento de Jesus Cristo e cultivar uma relação pessoal com Ele;
Experiência de vida comunitária e de apostolado.
OBJETIVO: Discernir e aprofundar a experiência vocacional, através do caminho de crescimento pessoal de autoconhecimento, acolhida de si mesma e projeto de crescimento contínuo, para integrar as várias dimensões da personalidade, crescer na relação com Jesus Cristo, verificando a sua opção por Ele e “alcançar a adequada preparação ao noviciado” (CIC 597, 2).
Juniorado
O Juniorado abrange o período dos votos temporários. Nessa fase, a jovem professa empenha-se em desenvolver uma forte personalidade religiosa, para uma doação definitiva, conforme o carisma da Congregação, crescer na experiência de vida comunitária e apostólica, abrir-se à internacionalidade e à universalidade do Carisma, cuidar de sua formação espiritual, teológica, pastoral e profissional, em vista da missão. (nº 92 das Constituições das FSCJ).
Objetivo: Assumir o processo formativo, numa crescente consolidação e integração de todo o ser como consagrada, que permita a partir da experiência de vida, dar uma resposta definitiva a Deus como Filha do Sagrado Coração de Jesus.
Noviciado
É a etapa fundamental da iniciação à Vida Religiosa conforme o Carisma e o estilo de vida próprio das Filhas do Sagrado Coração de Jesus (Const. 84). Nesse tempo, a jovem conhece e compreende as exigências da consagração religiosa, em particular dos conselhos evangélicos e descobre-os como caminho de libertação e de plenitude de vida em Cristo Jesus. Ela é “iniciada” a seguir Jesus na ótica própria do Carisma da Congregação, a aprender do Seu Coração a caridade e a viver os Seus sentimentos.
Objetivo: Intensificar a experiência de Deus Trindade, no seguimento a Jesus Cristo, na assimilação do carisma numa comunidade fraterna, solidária e missionária para consagrar-se numa entrega generosa a Deus a serviço do povo mediante a profissão dos votos religiosos segundo as Constituições das FSCJ.
Formação Permanente
Jovem Religiosa, 0 a 05 anos de Consagração Definitiva e/ou até completar 39 anos de idade cronológica.
Meia Idade: 40 a 64 de idade cronológica;
Terceira Idade: 65 a 85 de idade cronológica
Entardecer da Vida: a partir de 86 anos de idade cronológica
JOVEM RELIGIOSA (0 A 05 ANOS) –
Essa etapa que inclui o período posterior à Consagração definitiva na qual a jovem religiosa expressa a sua vitalidade, partilha seus dons com criatividade e alegria.
Objetivo: Na dinâmica de acompanhamento e animação das Jovens Religiosas, planejar, com a participação de cada uma, experiências, atividades e aprofundamentos que possam nutrir, sustentar e desafiar a fidelidade a própria vocação nas várias dimensões da vida como FSCJ.
MEIA IDADE (40 – 64 ANOS)
Objetivo: Assumir a formação continuada, para viver a essencialidade da Consagração/Missão e testemunhar com empenho apostólico o dom da Vida Consagrada como FSCJ.
TERCEIRA IDADE (65 A 85 ANOS)
Objetivo: vivenciar a alegria de ser consagrada, testemunhando a essencialidade de ser Filha, no abandono confiante a vontade do Pai.
ENTARDECER DA VIDA (a partir de 86 anos)
Objetivo: Animar, orientar e acompanhar as irmãs idosas para que vivam a alegria de serem consagradas e tenham um entardecer sereno e uma entrega confiante nos braços do Pai.
Fonte: Site Filhas do Sagrado Coração de Jesus( FSCJ