Experiência de Fé

Imagem: foto de Jack Sharp em Unsplash

Por Dom Paulo Mendes Peixoto
Arcebispo de Uberaba (MG)

 

Fé tem significado de confiança absoluta em algo concreto. Para os cristãos, esse algo se refere a Deus, tornado presença de luz na Pessoa de Jesus Cristo. Mas existem também aqueles que têm fé em Deus ser ter a prática de vida cristã. Entre os povos do oriente, muitos não reconhecem a divindade de Jesus Cristo, como Filho de Deus, mas não deixam de cultuar a divindade do Deus da vida.

Dizemos que a fé é um dom de Deus, a primeira virtude teológica, ao lado da esperança e da caridade, recebida por tradição e transmitida por diversas gerações, principalmente pelas famílias formadas a partir dos princípios da Palavra de Deus. Assim podemos dizer que os pais cristãos foram os guardiões da fé e desejosos de que seus filhos a façam repercutir no mundo pela própria vida.

Quando lemos o livro dos Atos dos Apóstolos, damos conta de que a fé do Antigo Testamento vai tomando corpo no meio dos cristãos. Agora não é apenas a ideia do Deus-Javé, mas a realidade-acontecimento de Jesus Cristo. As primeiras comunidades, entre os convertidos, foram entendendo as propostas apresentadas por Jesus e pelos Apóstolos e crescia o número dos que se tornavam cristãos.

A fé fazia com que o Deus invisível se tornasse visível na Pessoa e na ação de Jesus Cristo. Era uma verdadeira experiência de fé, iluminada pelo Espírito Santo, onde os cristãos eram marcados por uma profunda esperança e agiam para dar razão dessa esperança na prática da caridade. Hoje não deve ser diferente, talvez mais exigente e comprometedor diante dos inúmeros desafios da cultura.

A esperança, que fortalece a fé, não significa passividade e nem conformidade com as realidades do momento, mas motivadora e impulso corajoso na construção dos valores concretos para adquirir verdadeira confiança num futuro promissor. Então, a fé se manifesta na conduta existencial da vida humana e na constante busca de novos caminhos para a realização do bem na humanidade.

Fazer opção pela vida de fé não é ficar apenas em ideias, mas realizar ações determinadas contra as forças da mentira e das maldades que tentam, a todo custo, dominar o mundo. Na verdade, é opção de sabedoria divina, de luta para vivenciar o caminho marcado pela verdade e pela justiça, que move a pessoa para praticar a caridade evangélica proposta por Jesus Cristo.

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui