Entre as crianças brasileiras que se encontraram com o Papa Francisco na 1ª Jornada Mundial das Crianças que se realizou em Roma, dias 25 e 26, esteve o Rodrigo Oliveira Gomes Franca Carvalho, acompanhado de sua mãe, Aliane Maria Oliveira de Jesus Carvalho.
Ambos fazem parte do Centro de Convivência e Fortalecimento de Vínculos “Correndo Atrás de Um Sonho”, mantido pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A participação deles foi organizada pela Comissão para a Cultura e a Educação da Conferência.
Além da participação em Roma, a Comissão para a Cultura e a Educação da CNBB incentivou as dioceses do Brasil a fazerem nos dias 25 e 26 de maio eventos em seus territórios em comunhão com o Papa Francisco para as inúmeras crianças que não puderam ir.
O padre Luciano da Silva Roberto, assessor do Setor Cultura da da Comissão para a Cultura e Educação da CNBB, espera que essa iniciativa da primeira JMC ajude a compreender que, assim como Jesus trouxe as crianças para o meio e as valorizou, que a Igreja e a Sociedade valorize, proteja e promova cada vez mais as crianças.
“Que apontemos sempre a elas os caminhos dos valores e das virtudes que nos conduzem ao Céu. Que nossos governantes invistam em políticas publicas para fomentar os projetos socioculturais para o desenvolvimento integral de cada criança. Que as crianças que sofrem em situações de guerras, fome, violências e as demais realidades de vulnerabilidade sejam socorridas e protegidas”, disse.
Papa às crianças
Neste sábado, 25 de março, dentro da programação da I Jornada Mundial das Crianças (JMC), o Papa Francisco foi recebido por milhares delas no Estádio Olímpico de Roma. Cerca de cinquenta mil pessoas participaram do evento.
Suas palavras iniciais foram um convite para dar o “pontapé inicial” a um movimento de meninos e meninas que querem construir um mundo de paz, “onde sejamos todos irmãos, um mundo que tem futuro, porque queremos cuidar do ambiente que nos rodeia”, disse o Pontífice.
O Papa respondeu algumas perguntas feitas pelas crianças. Uma menina da Indonésia perguntou ao Papa: “Se o senhor pudesse fazer um milagre, qual escolheria?” Francisco respondeu:
Fonte: CNBB