Comunidade Borrachudo celebra mais dois batizados

Os primeiros passos de evangelização na Comunidade Borrachudo, zona rural de Itabira, começaram em 2018. Quase um ano depois, as sementes começam a frutificar.

Miguel Augusto Rosa, de 6 anos, foi o primeiro da comunidade a ser batizado. Neste mês de julho, no dia 29, outras duas crianças celebraram o Sacramento do Batismo: Kayo Yuri Fernandes da Silva, 6 anos, e sua irmã Rihanna Vitória Silva, que completa 2 anos em agosto.

O Batismo é o sacramento que nos faz nascer para a vida espiritual – por isso deve ser o primeiro sacramento que recebemos –, nos insere no Mistério Pascal de Cristo e marca a nossa entrada visível na Comunidade da Igreja, que deve ser profética, pobre, missionária, servidora e peregrina.

Pelo Batismo, entramos numa Igreja que nasceu do coração de Jesus, aquele que anunciou o Reino, que teve compaixão das multidões famintas, que teve misericórdia com os pecadores, que entregou a sua vida numa cruz, ressuscitou, prometeu e enviou o Espírito Santo.

“Batizados e enviados” traduz muito bem o trabalho realizado na comunidade pelos membros do Comipa (Conselho Missionário Paroquial), composto por leigos(as) e religiosas que visitam regularmente cerca de 20 famílias que residem na localidade. O trabalho de evangelização é realizado nas próprias casas com a celebração da Palavra e a introdução da catequese a todos que têm acolhido a iniciativa.

A celebração do batismo na Matriz da Saúde, realizada pelo padre Marcelino, reuniu familiares e padrinhos que, após a Santa Missa, uniram-se em um  momento festivo e de confraternização na casa de Kayo e Rihanna.