25º Domingo do Tempo Comum: O Senhor embaralha nossos pensamentos

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

O imprevisível Deus cristão

 

Por Frei Almir Guimarães

Os pensamentos do Senhor nem sempre são os nossos pensamentos.

♦ Uma parábola após a outra: Jesus vai forjando a personalidade nova dos ouvintes de então e suas Palavras ressoam através dos tempos para nos atingir e formar em nós caracteres limpidamente parecidos com o Mestre. Ouvimos a parábola dos operários da ultima hora. Quanto já se escreveu sobre isso. Mesmo chegando no final o expediente ainda se pode ganhar o salário.

♦ Trata-se de uma parábola cujo ponto nevrálgico é: os pensamentos de Deus não batem com nosso jeito de medir as coisas e a vida. Isaías já lembra: os pensamentos do Senhor não são com os pensamentos dos homens. A parábola fala de convite e uns começaram a trabalhar bem cedo. Outros chegaram na última hora e todos tiveram o mesmo pagamento. Os que atravessaram o dia reclamaram. Mereciam mais. O patrão diz que o que havia combinado pagava e ponto final.

♦ Não conseguimos penetrar nos meandros do coração e do pensamento de Deus. Fomos aprendendo a nos aproximar do Senhor com carinho. Houve um momento em nossa vida, espero eu, que ele passou a ocupar um lugar importante na organização e nosso projeto de vida. Conhecemos essas pessoas que desde a juventude andaram se revestindo do Evangelho, vivendo no meio do mundo como se senão fossem do mundo. Encanta-nos esta fidelidade que não pode deixar de encantar o Senhor. O Senhor lhes deu o amor de seu coração. São os operários da primeira hora. Os verdadeiros fiéis, mesmo é claro, conhecendo alguns arranhões.

♦ No caso da parábola os operários da primeira hora se revoltam. Movimento de inveja. Jesus fala de “olho mau”. Diz que ele, o Senhor, quer ser generoso. Quer ser bom. Qual o impedimento? Por que ele recebeu igual a mim? Estamos num movimento de inveja. Os especialistas dizem que inveja vem de in-videre que significa não ver, ver contra. Deus é bom porque quer ser bom. Os invejosos se dessolidarizam dos irmãos. Destorem a fraternidade.

♦ O Missal Festivo da Paulus, no comentário que faz da parábola, lembra o paradoxo das leis do Reino: “A lei do reino Deus parece ser o paradoxo, o inédito, inesperado. Deus escolhe as coisas frágeis e desprezíveis do mundo para confundir as fortes e bem consideradas. Não escolhe o primeiro, mas o último; não o justo, mas o pecador, não o sadio, mas o doente. Faz mais festa com ovelha perdida e reencontrada do que pelas noventa e nove que estão na segurança do aprisco. O Deus cristão é o “absolutamente-Outro”, o imprevisível (p. 806).

♦ A vida nos ensina que nem sempre no tempo da juventude conseguimos nos encantar pelo Senhor. Pode mesmo ter acontecido (e acontece) que começamos a “fazer parte de uma religião”, como nossos pais e muitos habitantes do lugar. Pode ter se dado que fomos batizados, participamos de missa, celebramos nosso casamento no sacramento. Fomos vivendo ritos e colocando palavras religiosas sem atentar para o Mistério de Deus e para a figura de Cristo que viessem arrancar uma alegre adesão de nosso interior. A vida foi nos levando e chegamos a experimentar situações muito delicadas e pecaminosas: falcatruas, desrespeito sério à pessoa do outro, infidelidades de toda sorte. Há os que chegaram ao fundo do poço e quase na iminência do desespero de viver. Ora, na undécima hora, quase no fim da existência, o Amor nos encurralou, entrou em nossa existência com a palavra alguém, com o pranto doído de arrependimento, com uma esposa bonita e santa. Levantamo-nos e passamos a ser, com toda alegria, operários da última hora quem sabe, quem sabe, com mais ardor do que os que haviam começado às nove da manhã.

O Deus dos cristãos tem seus paradoxos.


Para refletir

“Um mal da vida comunitária e eclesial é a murmuração. Murmurando os trabalhadores da primeira hora afirmam que o patrão não tinha direito de comportar-se como se comportou. A murmuração não é uma palavra pessoal clara que exprime uma discordância leal, mas um movimento subterrâneo, que agrega diversas pessoas que se dão força mutuamente com seu mau humor, para depois se exprimirem em acusações e queixas” (Luciano Manicardi).


Oração

Tarde te amei, ó beleza tão antiga e tão nova,
tarde te amei.
Eis que estavas dentro e eu fora.
E aí te procurava e lançava-me nada belo
ante a beleza que tu criaste.
Estavas comigo e eu não contigo.
Seguravam-me longe de as coisas que não existiriam
se não existissem em ti.
Chamaste, clamaste, e rompeste a minha surdez,
brilhaste, resplandeceste e afugentaste a minha cegueira.
Exalaste perfume e respirei.
Agora anelo por ti
Provei-te, e tenho fome e sede.
Tocaste-me e ardi por tua paz.

Santo Agostinho

Fonte: Franciscanos


FREI ALMIR GUIMARÃES, OFM, ingressou na Ordem Franciscana em 1958. Estudou catequese e pastoral no Institut Catholique de Paris, a partir de 1966, período em que fez licenciatura em Teologia. Em 1974, voltou a Paris para se doutorar em Teologia. Tem diversas obras sobre espiritualidade, sobretudo na área da Pastoral familiar. É o editor da Revista “Grande Sinal”.

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