Venham também as criancinhas – pois domingo é dia de dar graças ao Senhor

Se você nasceu em uma tradicional família católica, aqui das bandas de Itabira, e está na casa dos 40, deve ter na memória pelo menos algum domingo em que esteve neste templo de adoração ao Senhor.

Não é possível precisar o ano, mas pelas lembranças de vários paroquianos, a Missa com as crianças existe há, pelo menos, quatro décadas na Igreja Matriz de Nossa Senhora da Saúde. Muitos que foram levados pelas mãos dos pais, hoje fazem o mesmo percurso no domingo só que, agora, segurando as mãos dos filhos.

A fé é como um caminho sem volta. Começa como um anzol: você aprende a pescar um peixe de cada vez. Ao longo da vida, mesmo sem perceber, com altos e baixos, você começa a tecer uma rede na expectativa de pegar mais peixes de uma só vez. Aí, lá quando os cabelos brancos insistem em aparecer, você percebe que o milagre da pesca aconteceu.

Assim Deus age e cada um se agarra um pouco no exemplo de Pedro – grande pescador de homens. O achegar-se mais fácil para evangelizar é, normalmente, em casa, com a família. Então, chega o dia em que você se vê levando seu pequenino(a) para o banco da igreja e começa a falar com ele(a) sobre as ‘coisas’ de Deus. Quando isso acontece… toda a Igreja celebra.

Assim são as missas de domingo, às 10 da manhã, na Matriz da Saúde: um festival de sorrisos, um pouco de sono, também tem choro, caminhar pra lá e pra cá. É a vida que explode com toda a simplicidade e espontaneidade na casa do Senhor. “Deixai as criancinhas virem a mim e não as impeçais, pois delas é o Reino de Deus” (Lc 18,16).

Assumindo o compromisso do batismo, de ser parte do povo de Deus, muitos pais têm levado os filhos para participarem da Santa Missa. Neste domingo, 10/02, a Igreja ficou pequena. Difícil dizer se havia algum banco que não tivesse ao menos um “pequetito”. São crianças de todas as idades. Desde os bebezinhos, com poucos meses, até aqueles que já participam do banquete Eucarístico ou se preparam, na catequese, para participar.

Mas o que há de diferente nesta missa? Em relação à liturgia, nada. Missa é missa e ponto. Mas como levar a Palavra a este universo ainda tão comprometido com o mundo da fantasia? É isso o que acontece na missa com as crianças: as leituras e o Evangelho são retratados por meio de historinhas contadas pelas catequistas.

É um dos momentos mais belos, capaz de deixar uma imagem pra você carregar na memória para o resto da vida. Sabe aqueles degraus do presbitério da Igreja Matriz? Eles ficam tomados. Completamente ocupados pelas crianças. Às vezes são tantas… que elas têm literalmente que se amontoarem.

Hoje, em especial, cujo Evangelho fala da pesca milagrosa, as crianças receberam uma pequena lembrancinha e uma grande incumbência: serem pescadores de amiguinhos. Assim, cada uma recebeu uma mensagem presa a uma rede, dentro dela havia um peixinho que deverá ser entregue para algum coleguinha junto com o convite de que venha celebrar o próximo domingo na missa.

Passado o momento da explicação da Palavra para as crianças, o celebrante faz a homilia. Neste domingo, o pároco Flávio Assis destacou que tanto o profeta Isaías quanto os apóstolos Pedro e Paulo reconheceram que eram pecadores. Mas Jesus, o Sumo Sacerdote, foi aquele quem disse: “Não tenhas medo”. “O que Jesus quer de nós é que avancemos em águas mais profundas. Cada um de nós deve deixar esta Palavra entrar em nossa vida”.

No momento do rito da paz toda a Igreja celebra com as crianças. Elas parecem ser capazes de elevar esta alegria até os céus – como o cheiro de incenso.

O único instante mais silencioso da missa é durante a Oração Eucarística. Aqui se percebe, claramente, o cuidado que vários pais têm em voltar a atenção das crianças para este Jesus que elas reconhecem ao arregalarem os olhos para o altar e verem, nas mãos do sacerdote, a centralidade da nossa vida.

Eis o Cordeiro, Aquele que será adorado por todo o sempre, graças a cada uma destas crianças que são evangelizadas.

Outras fotos da Santa Missa deste domingo, 10/02, com as crianças estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Acesse o álbum pelo link: https://www.facebook.com/pg/pnssitabira/photos/?tab=album&album_id=2363635943667792

2 COMENTÁRIOS

1. Que maravilha! Isto me encanta. Sou catequista há mais de 50 anos. Vejo com alegria e esperança em um mundo melhor. Parabéns aos pais e catequistas pelo belo trabalho com as crianças.

2. Belíssimo o texto sobre a missa das crianças na Igreja da Saúde! Rico em detalhes econtrado de uma maneira bem particular e carinhosa! Parabéns a quem escreveu!