Valores geram compromisso

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

 

Deus, verdade, liberdade, honra, pátria, tradição e família… Todos estes termos dizem respeito a elementos muito caros e centrais na existência humana. No entanto, devem ser compreendidos de maneira íntegra e profunda, o que exige constante esforço, discernimento e humildade. Viver a integralidade destes conceitos gera um compromisso que necessariamente se concretiza em ações práticas na construção de uma sociedade mais justa em sua essência.

Quando esvaziados de sentido e utilizados a partir de uma parcialidade interesseira e obtusa, tornam-se conceitos perigosos capazes de promover a violência, a injustiça, a discórdia e a destruição. E esta é a crítica de Jesus a seus contemporâneos, os fariseus que, de maneira distorcida, em nome da religião, lançavam mão de prescrições tradicionais para promoverem um espírito de divisão e desprezo pelo outro.

Esvaziar termos tão densos e importantes é um imenso desserviço à verdadeira finalidade destes conceitos. Desta forma, perigosamente, utiliza-se o nome de Deus para promover as mais escandalosas idolatrias, propagam-se, pela verdade, mentiras deslavadas e maliciosas; e, na defesa da família, promove-se um ambiente de preconceito que gera dor, abandono e solidão.

Se é de dentro do coração humano que brotam as maiores atrocidades, ali também deve estar a atenção mais concentrada. Iluminar o próprio interior com a autêntica luz do Evangelho é ter a humildade de reconhecer que, internamente, nunca ninguém está pronto e que, sem a graça do alto, com muita facilidade se comete o equívoco de dar prioridade ao que é secundário e de se desprezar o que seria fundamental.

Fonte: Franciscanos


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui