Por Francesca Sabatinelli
Um encorajamento, um sinal de proximidade e também uma oportunidade para refletir. Este é o sentido da Carta do Papa aos Esposos publicada neste domingo, 26, e da qual Francisco falou nas saudações após o Angelus, definindo-a como um presente de Natal:
É importante refletir e fazer a experiência da bondade e da ternura de Deus que guia com mão paterna os passos dos esposos no caminho do bem. Que o Senhor dê a todos os esposos a força e a alegria para continuar o caminho empreendido.
A preocupação com o inverno demográfico
Francisco também recordou o próximo Encontro Mundial das Famílias, a ser realizado em Roma em junho de 2022, convidando todos os fiéis a se preparar para o evento com a oração e a vivê-lo nas dioceses, todas as famílias juntas. Disto, a preocupação expressa pelo Pontífice:
Uma preocupação real, pelo menos aqui na Itália: o inverno demográfico. Parece que muitos perderam a aspiração de ter filhos e muitos casais preferem ficar sem ou com apenas um filho. Pensem nisso, é uma tragédia.
O Papa, assim, convida a todos a “recuperarem a consciência” para vencer o inverno demográfico “que vai contra nossas famílias, contra nossa pátria e também contra nosso futuro”.
O convite para visitar os Presépios na Praça São Pedro
Na saudação final, dirigindo-se aos grupos de peregrinos presentes na Praça de São Pedro, Francisco renovou os seus votos “de que a contemplação do Menino Jesus, coração e centro das festas de Natal, suscite atitudes de fraternidade e de partilha nas famílias e nas comunidades”, convidando por fim a todos a festejar o Natal com uma visita ao Presépio da Praça São Pedro e aos 100 Presépios sob a Colunata.
Fonte: Vatican News