Uma Igreja em Saída – aos mais necessitados, com amor

Durante toda a sua vida pública, Jesus ‘caminhou’: de uma margem à outra, de cidade em cidade, de casa em casa – na qual pousava ao fim do dia. Foi preciso ser um peregrino para anunciar o Reino de Deus e converter os corações.

Ao longo do caminho havia sempre uma multidão que o seguia, que parava para ouvir seus sermões. Havia em cada um a sede por este Deus que se compadece diante das nossas misérias. Sede pela “Água Viva”, a única capaz de saciar verdadeiramente.

Assim, Jesus deu e deixou o exemplo: de que os cristãos, seus discípulos, fossem até as ovelhas. Perdidas ou não tão perdidas, elas precisam constantemente deste afago, deste colo bendito e sagrado: colo de Deus – presença real e inegável na Sagrada Eucaristia, que é, em si, o Corpo, o Sangue, a Alma e a Divindade de Jesus, Deus Encarnado.

O Projeto “Missa em Família – Igreja em Saída” surgiu na Paróquia Nossa Senhora da Saúde atendendo a missão de “ir e anunciar a Boa Nova”. O pároco Flávio Assis, muito consciente das necessidades das suas comunidades paroquiais, tem peregrinado junto à esta grande família que é o povo de Deus.

O objetivo primeiro desta ida, desta saída do templo, é ir ao encontro, sobretudo, daqueles que já não podem vir ao encontro de Jesus. Há nas comunidades da Paróquia um grande número de idosos e enfermos, alguns já acamados e muitos com dificuldades de locomoção. Àqueles que tanto buscaram a Deus e o serviram através dos ministérios, dos movimentos e serviços da Igreja, que o buscavam nas missas dominicais e já não o podem fazer, a estes tem sido levada a Palavra e Jesus Eucarístico.

A Santa Missa celebrada fora do templo é aberta a todos, mas tem este caráter especial de acalentar os que têm caminhado por um deserto pessoal; de atrair as famílias, que por motivos diversos, se afastaram da vida comunitária e da caminhada de fé junto à comunidade.

Na quarta-feira, 07/08, a 5ª edição do projeto chegou à Rua Nove de Outubro, no centro de Itabira. Uma área marcada por faces já vincadas pelas décadas. Dona Virgilina Rosa Barbosa foi quem cedeu a casa para a celebração – uma vez que seria praticamente impossível fechar o trânsito na rua. Ela tem 97 anos e frequentava a atual Matriz da Saúde desde a época em que as missas eram celebradas em latim. Hoje, com dificuldades de locomoção, não consegue cumprir à risca o mandamento de guardar os domingos – dia do Senhor!

Como Virgilina, muitos outros cristãos foram revigorados com a presença de Jesus. Com a ajuda de várias pessoas que se dispuseram a transportar os enfermos e idosos, foi grande a presença destes fiéis tão especiais. Mais de 70 pessoas participaram da Santa Missa em Família.

Além do mais importante, a Eucaristia, o padre Flávio Assis também proporcionou aos presentes um momento muito especial, permitindo que aqueles que desejassem pudessem ser ungidos com o óleo abençoado durante a celebração. Tamanha foi a receptividade da assembleia, que os ministros ungiram a todos.

Os depoimentos e a emoção daqueles que não participavam de uma missa há um bom tempo, demonstram o quanto é importante imitar os passos de Jesus – sendo peregrino! A fé renovada dos que enfrentam batalhas pessoais contra as doenças do corpo, também reafirma que é preciso sair da zona de conforto, deixar a bagagem pra traz e, de dois em dois, seguir caminho – se preciso for, sacudindo a poeira das sandálias.

Assim é que se leva a paz do Senhor aos necessitados: sendo a presença amorosa, marca de Jesus Cristo, no meio deles.

Este é o espírito da Igreja em Saída, tão sonhada pelo Papa Francisco e incentivada a ser uma realidade em nossa diocese pelo próprio bispo Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Tão extensas linhas não poderiam ser encerradas senão através da Palavra. O Evangelho do dia 07/08 (Mt 15,21-28), de maneira muito linda, nos conduz a acreditar no amor de Deus, nos chama a não perder a fé. Como disse o padre Flávio durante a homilia: “nenhum obstáculo foi capaz de tirar a fé daquela mulher. Não se vive a vida sem os obstáculos. Mas o Deus no qual cremos é Aquele que nos concede a fé e a sabedoria necessárias para superá-los. Deus manifesta, dia após dia, o seu amor e nos convoca a ter uma fé que não seja vencida pelas dificuldades, mas que seja uma fé como a daquela mulher (do Evangelho)”.

Que assim seja, sempre para a glória e honra do Senhor!

Assessoria

Outras fotos da Missa em Família – Igreja em Saída estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Acesse: facebook.com/pnssitabira