Um Natal especial

Por Dom Adelar Baruffi
Arcebispo de Cascavel (PR)

 

É tempo de preparação para o Natal de Jesus! Ele é nossa esperança e nosso futuro. Se não fizermos tudo o que o jornal, as lojas e a internet nos propõe, vamos nos organizar, para preparar um Natal especial. Um Natal com mais presença de Jesus. Ele sempre vai conosco. Para você que busca viver o verdadeiro sentido, realize a “Novena de Natal 2022” que traz como tema “Nasceu para nós um menino: o príncipe da paz (cf. Is 9,5)”.

Uma novidade grande são as crianças. Elas têm uma celebração especial, com um desenho para fazerem e apresentarem no final do encontro. De fato, se não ajudarmos nossas crianças a viverem um ambiente cristão, elas serão formadas por outro tipo de vida. Vou repetir uma frase já afirmada: se não tivermos mais o jeito de fazer as casas de nossos pais, nossas casas, de repente, vão se esmorecer. Isto porque se você for daquela família e ninguém nunca fala de Jesus Cristo, o que será daquela família? Agora, se houver uma pequena Bíblia, um crucificado, a Virgem Maria, o terço e um pouco de água benta, aí sim, a casa fica com outro ar. Sem dúvidas, começando pelos catequistas, tão empenhados, a procurarem as crianças.

Sempre será para os adultos, a começar pelos adolescentes, incluindo os homens também. Sempre a Palavra está no centro. Nunca ir para um encontro desses sem a sua Palavra. Ela é tua! Verás como serão feitas leituras, tanto do Antigo Testamento como do Novo Testamento, sempre ligadas ao nascimento do Menino Jesus. A Palavra se abre, procura onde está, depois se concentra, fecha os olhos, respira fundo e pede a Deus a força do Espírito Santo para compreendê-la. Pode ser que você não a compreenda ainda. Não tem problema. Podes ler uma ou mais vezes. Até ouvir o que os outros têm a dizer sobre a Palavra. Depois, com certeza a sua oração será melhor! Sem pressa. Será, com certeza, muito bom! Enfim, não deixem a Bíblia Sagrada em casa!

Ainda, dois textos do cotidiano: um texto do Papa Francisco (aliás muito bonitos, como sempre costuma fazer) e um relato de um fato da vida, de nossa vida. Como o Natal tem produzido, hoje, bons sinais.

Enfim, o livrinho traz consigo o sucesso dos anteriores. Se você for um coordenador do grupo, não deixe de se reunir. Vamos logo definir as nove noites para a novena. Com certeza, o Natal terá novo sentido, nova alegria.

Fonte: CNBB

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui