Um caminho marcado pela alegria

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

Nas duas parábolas apresentadas no Evangelho deste domingo (Mt 13,44-52), Jesus ilustra que a descoberta do Reino é um divisor de águas na vida de quem vive tal experiência. É um encontro crucial que muda o rumo da vida, altera as prioridades, transforma totalmente a caminhada. O que até então parecia central, torna-se periférico e o que estava na periferia ganha força, relevo e vem para o centro.

Importante notar que tal descoberta tem como marca fundamental a alegria, que passa a impulsionar a busca daquele que reorganiza a própria existência em função do tesouro encontrado, da pérola descoberta. Também se faz necessário perceber que nem a pérola nem o tesouro pertencem de antemão àquele que os encontrou. Adquiri-los envolve um esforço concentrado e efetivo, marcado – é importante ressaltar – pela alegria, sobre a qual escreve o Papa Francisco em sua Encíclica Evangelii Gaudium: “A Alegria do Evangelho enche o coração e a vida inteira daqueles que se encontram com Jesus. Quantos se deixam salvar por Ele são libertados do pecado, da tristeza, do vazio interior, do isolamento. Com Jesus Cristo, renasce sem cessar a alegria” (EG 1).

Nos diferentes momentos desta busca, o ser humano vive uma verdadeira aventura, nunca solitária, mas sempre na companhia do Senhor. Da mesma forma que atendeu ao pedido do Rei Salomão (1Rs 3,5.7-12), Deus é sempre generoso ao oferecer sua Sabedoria para quem a busca. À pessoa, cabe a humildade de se reconhecer necessitada de tal virtude e, com confiança, pedi-la ao Pai.

Acolhendo a Sabedoria do alto, a pessoa adquire uma maturidade espiritual que se converte em força para lidar com as contrariedades da vida. É por conta de tal virtude que o crente passa a ter a capacidade de chegar à mesma conclusão que São Paulo apresenta na Carta aos Romanos: “Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus” (Rm 8,28).

Eis um percurso desafiante, capaz de preencher a busca de uma vida inteira. Que o Senhor nos conduza nesta bela empreitada!

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.