Tudo começa de novo: Advento

Por Frei Almir Guimarães

 

Advento. Tempo novo na vida da Igreja. Muitos passamos as estações do Mistério de Cristo na Sagrada Liturgia no ano que finda no isolamento. Vivemos um ano atípico. Coração cheio de apertos, de perguntas, de dúvidas. Talvez de intimidade conosco e com o Senhor. Fomos obrigados a parar. Um tempo de retiro e de “mortes” a nossos desejos e projetos. Conseguimos calma? Que será nossa vida nos tempos de pós-pandemia? Agora o tempo de advento. “Vem, Senhor, vem sem tardar”. Olhar para o horizonte. Tempo de esperança, tempo de aguardar. Começar tudo de novo. Debruçarmo-nos sobre o Mistério de Cristo do começo ao fim. Sede na garganta. Grito de socorro. Vem, Senhor.

Isaías nos fala como um lamento. Há uma queixa. Parece que Deus esqueceu dos seus. O profeta constata também que os corações foram se tornando insensíveis. Sentimento de abandono de Deus por parte do homem. Seres vagando em caminhos cheios de cerração. O homem dá-se conta que suas roupas estão manchadas. Assemelha-se ele a folhas murchas. Seus pecados são levados como folhas ao vento. Há uma delicada e pungente súplica de perdão.

Deus belo e bom mora em nós. As nuvens do céu não precisarão chover. Ele já vive em nosso mistério pessoal nos amando desmedidamente. Um sentimento de contrição, é claro, toma conta de nós nesse tempo de advento. Pessoal e comunitariamente se faz urgente ter um coração de carne e deixarmos de sermos seres empedrados e endurecidos pela maldade à nossa volta e à insensibilidade de nosso interior. Isaias pede que Deus não nos abandone. “Vós sois o nosso pai, nós somos a argila da qual sois o oleiro. Todos nós fomos modelados por vossas mãos”. Belo propósito do Advento: não dificultar a ação do Senhor em nós. Somos o barro e ele é o oleiro. Um sentimento delicado de contrição tem que ser o ar a respirar.

Esperamos a manifestação de Nosso Senhor Jesus. Paulo assim afirma. Mais uma vez Deus está para se manifestar no Natal. Ficamos chocados com a fragilidade de Deus. Ele deixa sua onipotência. Torna-se uma criancinha pedindo o peito da mãe, amiguinhos para brincar, roupinhas para se vestir, água para beber. Manifestação inesperada que vai culminar no ser sedento no alto de um madeiro, nu e despojado. Os milagres… não são tão importantes. Importante na vida é o milagre do amor. Caminhar para o Natal e extasiar-se diante do Deus nas palhas, que tanto encantou a Francisco de Assis. Um Deus que olha para nós a dizer: “Eu te quero tanto bem, todo bem”.

O evangelho nos coloca diante do delicado tema vigilância, típico dessa época do ano. Não brincar com o tempo passa. O guarda caminha de um lado para o outro espiando a entrada da casa e os transeuntes na rua. Não pode dormir. Ao escutar o assobio do vento cuida para saber se não é a voz de alguém. Seu ouvidos são aguçados. Seu olhar impaciente. Vigilância em nossa vida de todos dias, ou seja, preparar os caminhos do Senhor.

Verificar se não estamos perdendo o gosto pelo Evangelho. Continuamos fiéis oração de entrega? Será que nossa distância do Evangelho não se deve à falta de interiorização, de silêncio, de meditação? Será que a nossa fé criou raízes ou é simplesmente uma fluida religiosidade? Vigiar.

Será que não é necessário verificar o andamento de nossa vida de família, todos juntos, mas com o coração alhures, essas farpinhas entre sogras, genros e noras e outros. Vigiar para que o clima não se deteriore. Vigiar e verificar se em nossa casa há espaço para acolher o Mistério. Vigiar

Verificar se o nosso coração não anda se deslumbrando com ilusões: dinheiro, fama, amantes. Tempo de advento, tempo de vigilância.


Advento: tempo de aguçar a sede:

“A sede é um patrimônio biográfico que somos chamados a reconhecer e a agradecer. Ela vem conosco desde a infância, acompanha os nossos anos de formação, irrompe de forma diversa na forma adulta e amadurece ao mesmo tempo do que nós, envelhece, muda de nome e de sentido e persiste. A sede é a roda do oleiro onde Deus nos molda, é o interior das mãos amorosas de Deus buscando formas novas de dizer a vida, é a pele de Deus tocando o vaso que somos. Talvez não tenhamos ainda agradecido a Deus a nossa sede, o bem, o caminho e as fontes que através dela Deus tem feito chegar à nossa vida. Coloquemos em Deus a nossa sede” (José Tolentino Mendonça).


Vigilância

Não basta defender o nosso pequeno bem-estar:

“Um dos riscos que nos ameaçam hoje é cair numa vida superficial, mecânica, rotineira… Não é fácil escapar. Com o passar dos anos, os projetos, as metas, os ideais de muita gente acabam por apagar-se. Não poucos acabam levantando-se cada dia “só para ir levando a vida”. O apelo de Jesus à vigilância nos chama a despertar da indiferença, da passividade e do descuido com que vivemos frequentemente nossa fé. Para vive-la de maneira lúcida precisamos conhece-la mais profundamente, confrontá-la com outras atitudes possíveis perante a vida e procurar vive-las com todas as suas consequências. É muito fácil viver dormindo. Basta fazer o que todos fazem: imitar, amoldar-nos, ajustar-nos ao que está na moda. Basta viver buscando segurança externa ou interna. Basta defender o nosso pequeno bem-estar enquanto a vida vai se apagando em nós” (José Antonio Pagola).


Será que andamos dando flores?
Um maneira de andarmos despertos
Exame de consciência

Senhor,
será que vivemos a jornada de hoje
de acordo com os teus desejos?
Prestamos atenção aos que se aproximaram de nós?
Respondemos à esperança e expectativa
que eles depositaram em nós?
Abraçamos os que choravam?
Sorrimos de ternura até que eles, por sua vez,
também começassem a sorrir?
Demos flores antes de dar pão?
Podemos dizer, Senhor, que fizemos “explodir”
a tua alegria em nosso rosto diante deles?
Fomos irmãos para nossos irmãos?
Se assim não fizemos que te dignes de nos perdoar.
Mesmo que tenhamos tudo isso,
certamente não foi o suficiente.
Dia a dia incendeia nosso coração de amor.

Fonte: Franciscanos


FREI ALMIR GUIMARÃES, OFMingressou na Ordem Franciscana em 1958. Estudou catequese e pastoral no Institut Catholique de Paris, a partir de 1966, período em que fez licenciatura em Teologia. Em 1974, voltou a Paris para se doutorar em Teologia. Tem diversas obras sobre espiritualidade, sobretudo na área da Pastoral familiar. É o editor da Revista “Grande Sinal”.

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