Suspensas todas as atividades da Paróquia e programação da Semana Santa

Queridos irmãos e irmãs, louvado seja Nosso Senhor Jesus Cristo!

Desde o final de fevereiro, nossa Paróquia tem mantido suas atividades em conformidade com as orientações da nossa Igreja Particular da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano. Muitas foram as medidas adotadas até aqui para evitar a propagação do Covid-19 (coronavírus).

Apesar de todos os esforços, teremos que ser ainda mais rígidos em nossas condutas. Dom Marco Aurélio Gubiotti, nosso bispo diocesano, pensando no bem de todo o povo de Deus a ele confiado, nos apresentou novas medidas – publicadas no final da tarde de hoje, por meio de decreto.

Cientes dos riscos de propagação do coronavírus, e de mãos dadas com todo o clero diocesano, adotaremos todas as medidas anunciadas no decreto, entre elas:

– Suspensão da Celebração Eucarística (Santa Missa), com a participação dos fiéis, em todas as comunidades paroquiais: Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora da Conceição e Matriz Nossa Senhora da Saúde, a missa será celebrada apenas internamente na intenção de todos os fiéis, como já foi celebrada nesta quinta-feira, com transmissão ao vivo pelo facebook;

– Suspensão das confissões, batizados, crismas e casamentos;

– Suspensão de qualquer atividade que agrupe as pessoas na Igreja e outros locais de encontros com cunho pastoral e religioso, como grupo de orações, encontros da pastoral da família, adoração ao Santíssimo Sacramento, terço dos homens, terço das mulheres, terço da libertação etc.;

– Suspensão da agenda comunitária da Semana Santa (missas, procissões, bênçãos, adoração da cruz etc.).

A Igreja permanecerá aberta, das 8h30 às 17h, para os que desejarem fazer suas orações particulares. No entanto, pedimos cautela aos fiéis, evitando qualquer proximidade física e agrupamento. A Capela do Santíssimo foi fechada e Jesus Eucarístico transferido para o sacrário do altar-mor.

Estamos nos organizando internamente para continuar levando aos nossos paroquianos as palavras consoladoras do Evangelho. Em breve, divulgaremos as ações que, dentro do possível, conseguiremos promover, como a transmissão diária da Santa Missa via facebook e a oração do angelus. Outras atividades serão disponibilizadas aos fiéis através das nossas redes.

Peço a todos que mantenham a calma e a prudência, observando as medidas preventivas tomadas pela nossa Diocese e também pelo município, por meio do decreto de emergência em saúde pública.

Reforço a minha solidariedade e orações pelas famílias e confirmo que a Santa Igreja, sobretudo nesse instante, se faz ainda mais presente com as orações colocadas em intenção das vítimas e dos fiéis. Peço ao Pai Celestial que afaste este mal o mais rápido possível da face da Terra. Unamo-nos em súplicas e orações. As medidas que parecem extremas são a forma mais prudente de defender, agora, o precioso dom da vida que Deus nos concedeu.

Juntos, estaremos em oração diária pedindo ao Senhor que nos oriente e nos conceda a graça e a firmeza da fé. Cada um de nós é parte desta Igreja Viva, fundada por Nosso Senhor Jesus Cristo.

Que Nossa Senhora da Saúde interceda por nós e por todos os nossos irmãos e irmãs no mundo inteiro. Misericórdia, Senhor!

Padre Paulo Marcony Duarte Simões

Pároco – Paróquia Nossa Senhora da Saúde