Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo

Celebramos nesta quinta-feira, 3/06, a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo – Jesus presente em Corpo, Sangue, Alma e Divindade na Sagrada Eucaristia.

Instituída em 1246 primeiramente na Diocese de Liège (Bélgica), ela só foi estendida à Igreja Universal em 1264, pelo Papa Urbano IV, com textos da autoria de São Tomás de Aquino.

É celebrada sempre na quinta-feira após a Solenidade da Santíssima Trindade. Nesta celebração, rendemos graças a Deus pelo inestimável dom da Eucaristia, na qual o próprio Jesus se dá à nós como alimento de Vida Eterna.

Celebrar a Eucaristia é fazer memória da ação do Senhor na Ceia e de sua morte, é tornar presente seu sacrifício redentor, é a celebração da partilha na Comunidade e é a celebração do futuro, de sua vinda gloriosa.

Celebrar a Eucaristia e partilhar o corpo e o sangue do Senhor é comprometer-se em partilhar o que se tem e, sem dúvida, partilhar a própria vida como fez Jesus e continua fazendo na Eucaristia. De fato, viver a Eucaristia é comprometer-se com o outro, é fazer-se responsável pelo outro.

“Que o Corpo e o Sangue de Cristo sejam para cada um de vocês presença e apoio em meio às dificuldades, sublime conforto no sofrimento de cada dia e garantia de ressurreição eterna.” – Papa Francisco