Segunda-dama do Brasil apresenta resultado do Projeto Padaria Artesanal em Brasília: 38 unidades

Lu Alckmin e dom Ricardo Hoepers - foto/CNBB

O bispo auxiliar de Brasília (DF) e secretário-geral da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, dom Ricardo Hoepers, recebeu na terça-feira, 27 de agosto, a segunda-dama do Brasil, dona Lu Alckmin, para uma reunião sobre o progresso do Projeto da Padaria Artesanal em Brasília até o momento, bem como os planos para a expansão pelo país.

A segunda-dama do Brasil definiu a reunião com um momento de prestação de contas do trabalho em curso com 38 Projetos de Padaria Artesanal em curso no Distrito Federal. “Estou muito feliz e precisava compartilhar com dom Ricardo. A Padaria Artesanal ensina, em um dia de curso, a fazer pães nutritivos, saborosos e de alto valor comercial justamente para as pessoas em situação de vulnerabilidade social”, disse.

A parceria com a CNBB

No dia 17 de maio deste ano, foi realizada uma celebração no Centro de Convivência e Fortalecimento de vínculos “Correndo atrás de um sonho” da CNBB, para marcar a formatura em panificação de 23 pessoas, sendo 22 mulheres e um homem em condições de vulnerabilidade social, que integraram as três primeiras turmas que concluíram a formação em panificação artesanal viabilizada por meio de uma parceria com a segunda-dama do Brasil.

O projeto da CNBB no Incra 8 recebeu o kit de padaria, composto por um forno de panificação industrial, prateleiras e formas. Resta, contudo, a montagem pela equipe técnica do projeto para dar início à formação das mulheres.

Como uma das etapas de implantação do projeto, foi realizada uma etapa de formação de lideranças comunitárias em panificação. Estas se tornaram multiplicadoras da formação para outras mulheres. Do projeto da CNBB participaram, a Roana Talita da Silva Souza, a Ana da Costa Dias e a Claudionice de Sousa. Elas participaram de um curso de panificação realizado dia 21 de novembro de 2023, na paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês, em Brasília (DF), junto a outras mulheres selecionadas de outras localidades e organizações.

O projeto Padaria Artesanal em Brasília e no Brasil

O Projeto Padaria Artesanal foi idealizado por dona Lu Alckmin no ano de 2001, com o objetivo de capacitar, de forma gratuita, pessoas na área de Panificação Artesanal. Durante o período em que presidiu o Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo, foram qualificadas mais de 100.000 pessoas.

Considerando as boas práticas desenvolvidas no Estado de São Paulo através do referido Projeto, aliado à necessidade de fomentar iniciativas que minimizem os impactos da fome e da desigualdade social no país, o Projeto Padaria Artesanal tornou-se, em 2023, uma iniciativa de iniciação profissional de alcance nacional, tendo como ponto de partida a Capital do Brasil.

O Projeto iniciou sua operação em Brasília no final do segundo semestre de 2023, tendo como referência a Unidade Polo instalada na Paróquia Sagrado Coração de Jesus e Nossa Senhora das Mercês. Além da Unidade Polo, outras 37 (trinta e sete) Instituições aderiram ao Projeto no Distrito Federal e entorno, através da Celebração de Termo de Compromisso. Até o momento já foram formados mais de 1100 pessoas nas 38 Unidades da Padaria Artesanal.

O polo da Padaria Artesanal no DF já qualificou multiplicadores de Alagoas, Amazonas, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Pará, Piauí, Rio de Janeiro, Tocantins, e Santa Catarina, todos comprometidos a levar o projeto para seus estados.

Fonte: CNBB – por Willian Bonfim, com informações do Projeto Padarias Artesanais