Seguir Jesus é um gesto de gratidão

Imagem ilustrativa de Frei Fábio Melo Vasconcelos

Por Frei Gustavo Medella

 

“Jesus olhou para ele com amor, e disse: ‘Só uma coisa te falta: vai, vende tudo o que tens e dá aos pobres, e terás um tesouro no céu. Depois vem e segue-me!’” (Mc 10,17-30)

Apenas um versículo do Evangelho deste 28º Domingo do Tempo Comum. No entanto, muitas indicações do que significa a iniciativa amorosa de Deus para com a humanidade e a possível resposta de gratidão que pode ser expressa no seguimento de Jesus Cristo.

♦ Jesus olha com amor – Olhou para aquele homem, olhou para os Apóstolos, olhou para quem veio a seu encontro, olha para mim e para você que lê este texto. Não se trata de um olhar qualquer, mas repleto de amor, pois a especialidade de Deus é amar. Um olhar que transforma a vida de quem por ele se deixa iluminar e conduzir. Um olhar que liberta.

♦ Um amor que orienta as escolhas – Quem se sente amado por Deus se sente agraciado, rico de bênçãos, portador de um verdadeiro tesouro. Possuindo o que julga a maior riqueza da vida, começa a desprender-se de outras ambições que antes pareciam tão centrais e importantes. Vive a experiência que o autor sagrado descreve no Livro do Eclesiástico: “Preferi a Sabedoria aos cetros e tronos e, em comparação com ela, julguei sem valor a riqueza; a ela não igualei nenhuma pedra preciosa, pois, a seu lado, todo o ouro do mundo é um punhado de areia e, diante dela, a prata será como a lama” (Eclo 7,8-9).

♦ O discipulado como gratidão – Compreender a lógica amorosa de Deus inverte, inclusiva, a noção do discipulado. Seguir a Jesus não é tarefa que se cumpre em busca de um prêmio ou empenho que faz para a aquisição de um lugarzinho no céu. Ao contrário, é gesto de total gratidão a Deus, um caminho necessário a ser seguido, abraçado na liberdade do amor.

Reconhecer esta dinâmica não é sempre tarefa fácil e tranquila. Pode ser que leve uma vida inteira e cada um tem o seu momento. Para aquele jovem que veio ao encontro de Jesus, pelo visto, ainda não era chegada a hora.

Fonte: Franciscanos


FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui