Em 2015, a Congregação para o Culto Divino e Sacramentos aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e declarou São José de Anchieta o padroeiro dos catequistas do Brasil.
O Papa Francisco acaba de publicar o Motu próprio “Antiquum Ministerium” (Antigo Ministério) no qual institui o Ministério dos Catequistas. Trata-se de um reconhecimento oficial e ministerial de um dos mais significativos serviços à Igreja. No Brasil, milhares de mulheres e homens que em cada canto do País desenvolvem este belíssimo trabalho, têm em quem se inspirar: São José de Anchieta.
Em 2015, a Congregação para o Culto Divino e Sacramentos aceitou o pedido da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil e declarou São José de Anchieta o padroeiro dos catequistas do Brasil. Mas por que o escolhido foi José de Anchieta?
O primeiro catequista do Brasil
O jovem jesuíta, nascido nas ilhas canárias, chegou ao Brasil aos 19 anos. Cheio de entusiasmo apostólico, logo escreveu uma gramática para poder transmitir a fé católica aos nativos indígenas na língua mais falada do Brasil: o Tupi. Nomeado pelo padre Manuel da Nóbrega professor da escola de Piratininga – que daria origem à cidade de São Paulo – o jovem consagrou-se ao ensinamento e à evangelização dos indígenas. Escreveu também manuais de catequese na língua indígena para facilitar o anúncio dos novos missionários.
Paixão e criatividade
Para transmitir a fé com ainda mais eficácia, utilizou dos seus dotes artísticos escrevendo e apresentando peças de teatro por todo o Brasil até então conhecido. Seu entusiasmo no anúncio do Evangelho o impulsionou, como o próprio Papa Francisco afirmou na homilia da Missa em Ação de Graças pela sua canonização: “a lançar os fundamentos culturais de uma Nação em Jesus Cristo”. Neste sentido, seria significativo que em nossos centros pastorais e salas de catequese, houvesse ao menos uma imagem sacra ou mesmo um quadro com a figura de São José de Anchieta. É um modo de agradecer a Deus por patrono tão inspirador e pedir o mesmo fervor apostólico daquele que consagrou toda a sua vida à catequese do Brasil.
Sem dúvida, o primeiro catequista do Brasil ainda tem muito a inspirar os catequistas de hoje que, com a mesma criatividade e paixão, dedicam suas vidas para transmitir Jesus e os valores do Evangelho aos habitantes da Terra de Santa Cruz.
Oração à São José de Anchieta
São José de Anchieta,
Apóstolo do Brasil,
Poeta da Virgem Maria,
Intercede por nós hoje e sempre.
Dá-nos a disponibilidade de servir a Jesus
Como tu O serviste nos mais pobres e necessitados.
Protege-nos de todos os males
Do corpo e da alma.
E, se for vontade de Deus,
Alcança-nos a graça que agora te pedimos
(pede-se a graça)
São José de Anchieta, rogai por nós!
Fonte: Vatican News – Bruno Franguelli, SJ