Rito do Pai-Nosso marca a participação de catecúmenos na Santa Missa

Rito do Pai-Nosso marca a participação de catecúmenos na Santa Missa

Há um ano eles decidiram percorrer este caminho. Da acolhida até aqui foram longos meses de aprendizado e mãos dadas entre catecúmenos e introdutores.

Driblando os horários de trabalho, abrindo mão do tempo com a família e com os amigos, eles se dispuseram a assumir o compromisso dos Sacramentos da Iniciação Cristã: Batismo, Eucaristia e Crisma.

São pessoas que, por diversos motivos, chegaram a vida adulta sem receber algum destes sacramentos e que, agora, decididos, retomaram a caminhada junto à Igreja, como parte do povo de Deus e da comunidade de fé.

No domingo, 17/02, eles viveram um momento especial durante a Santa Missa na Igreja Matriz da Saúde. Participaram do Rito do Pai-Nosso, o último rito antes que possam, finalmente, receber os sacramentos.

A oração perfeita, nos deixada pelo próprio Jesus, é o reconhecimento da grandeza e misericórdia do Senhor e a entrega confiante em suas mãos. É a síntese de todo o Evangelho e o caminho que nos leva diretamente ao Pai… “Pai-Nosso que estais nos céus, santificado seja o vosso Nome, venha a nós o vosso Reino, seja feita a vossa vontade…”.

A Igreja, como anunciadora da Boa Nova, tem o papel de levar “a toda criatura” o Evangelho. Na catequese regular, isso é feito de maneira ininterrupta, por meio de um processo que começa com as crianças e, espera-se, siga por toda a vida.

A Iniciação à Vida Cristã de Adultos tem o mesmo foco: a evangelização. No entanto, dada as peculiaridades da vida adulta, como os compromissos com o trabalho e a família, a IVCA foi desenvolvida de maneira a permitir que, aqueles que desejam retomar a caminhada de fé, sejam acolhidos por toda a comunidade.

Na Paróquia Nossa Senhora da Saúde, o atendimento é individual. O catecúmeno é acompanhado durante todo o processo por um introdutor. A vivência ultrapassa, em muito, o modelo da catequese tradicional porque aqui falam mais alto a experiência de vida e a busca de cada um no seu encontro com Jesus. É a própria realidade que o leva a este encontro tão único e pessoal. Todo o trabalho é conduzido a partir das leituras bíblicas. Assim, o catecúmeno vai descobrindo por si mesmo a beleza e a profundidade da Palavra.

Como o próprio nome diz, é apenas uma “Iniciação”. O caminho é longo. Ser cristão exige persistência e perseverança, muito mais do que só a vontade de seguir Jesus.

Lancemos a rede! Os peixes virão – conforme o tempo e a vontade do Senhor.

 

Clique  na imagem para vê-la ampliada.

Durante a Santa Missa, também foram acolhidos os novos catecúmenos que participaram do rito de assinalação da cruz.

A galeria completa com imagens da Missa e dos ritos está disponível em nossa página no facebook:

https://www.facebook.com/pg/pnssitabira/photos/?tab=album&album_id=2376334019064651

Se você tem interesse em participar da IVCA, as inscrições estão abertas para este novo ciclo. Informações na Secretaria da Paróquia: (31) 3831-3142.