Reunião do Copar discute atividades para a mobilização do Grito dos Excluídos 2019

Cerca de 35 pessoas participaram da reunião do Conselho Pastoral Regional (Copar), que aconteceu no salão paroquial da Matriz Nossa Senhora da Saúde, no sábado, 3/08, em Itabira.

Representantes das paróquias que compõem a Região Pastoral I da Diocese, incluindo párocos e vigários, passaram a manhã avaliando os principais pontos da caminhada até aqui, discutindo as ações e perspectivas para os avanços no trabalho pastoral, além da agenda dos próximos meses.

Na primeira parte do encontro, durante a acolhida, os participantes lembraram com carinho do Padre Ernesto Barcelos, significativa referência para as comunidades de fé mais carentes e, sobretudo, massacradas por um sistema socioeconômico excludente que arrasta um número cada vez maior de pessoas para a linha da pobreza, aumentando o abismo das desigualdades.

Entre os tópicos mais discutidos na reunião, esteve o Grito dos Excluídos. Este ano, ele vem com o lema: “Este sistema não vale! Lutamos por justiça, direitos e liberdade”. O lema é uma alusão direta à mineradora Vale, que também foi foco da 4ª Romaria das Águas e da Terra – realizada em Itabira, no dia 2 junho deste ano, ela reuniu cerca de 5 mil pessoas, vindas de várias cidades da Província Eclesiástica de Mariana. O rompimento da barragem em Brumadinho, que provocou centenas de mortes, colocou em evidência uma das maiores mineradoras do mundo e o descaso com a segurança, com a vida e o meio ambiente.

O Grito dos Excluídos vai para a 25ª edição. Com o tema sempre atual “Vida em primeiro lugar”, mais do que um ‘movimento’, ele é um ‘espaço’ para discussões, mobilizações e resistência a tudo o que fere a vida e a dignidade humana.

Em nossa Diocese, o ato culminará na Paróquia Cristo Redentor, em Ipatinga, no dia 7 de setembro, com a participação de todas as regiões pastorais. Durante a caminhada, serão realizadas quatro paradas para discussão dos eixos propostos para este ano:

• Regional 3 – abertura e 1º eixo: “Sistema Capitalista”
  • Regional 2 – primeira parada, eixo 2: “Justiça”
  • Regional 1 – segunda parada, eixo 3: “Direitos”
  • Regional 3 – terceira parada, eixo 4: “Liberdade”

Antes do dia 7, várias ‘Rodas de Conversa’ prometem dar impulso ao movimento, com encontros que pretendem discutir e estimular os debates nas comunidades. Em Itabira, três rodas de conversa estão confirmadas para acontecerem nas paróquias Santo Antônio, Nossa Senhora da Conceição Aparecida e Nossa Senhora da Piedade. Durante o encontro, foi proposto também que a iniciativa chegasse às escolas e às faculdades do município.

Outros tópicos discutidos na agenda do Copar contemplam as atividades para os próximos meses:

• Mês da Bíblia (setembro) – estimular os trabalhos a serem desenvolvidos nas paróquias com incentivo para o uso do material dos grupos de reflexão, cujo encontro regional será no dia 29 de setembro, na Igreja São João Batista, no bairro João XXIII, das 8h às 16h.
  • Mês Missionário Extraordinário (outubro): abertura da Região Pastoral I será no dia 1º de outubro, na Igreja Matriz Nossa Senhora da Saúde, às 19h, em Itabira.
  • Formação Diocesana para representantes do ministério de música: “Canto litúrgico” – dias 31/08 e 01/09, na Paróquia Cristo Redentor em Ipatinga.
  • DNJ (Dia Nacional da Juventude), com o tema “Juventude e Políticas Públicas, uma história nos chama à civilização do amor” – dia 19/10, na Paróquia São Geraldo, em Ipatinga.

As discussões e agendas do Copar da Região Pastoral I serão repassadas às lideranças pastorais e comunitárias durante as reuniões de cada Conselho Pastoral Paroquial (CPP).

A reunião foi encerrada com um momento de oração pelos nossos sacerdotes.