Representantes de diferentes denominações cristãs cantam o hino da CFE 2021

A Campanha da Fraternidade Ecumênica de 2021 reforça que a fé em Jesus Cristo “nos compromete a derrubarmos os muros das divisões” e que o Batismo “exige que nos esforcemos em favor de comunidades que expressem a unidade na diversidade”. São diferentes exemplos que manifestam iniciativas em favor da unidade, do “testemunho cristão comprometido com a construção de pontes para o diálogo”. E a música pode ser um exemplo de ação que une em favor do diálogo ecumênico.

No Paraná, o Movimento Ecumênico de Curitiba (Movec) reuniu representantes de diversas denominações cristãs para interpretar o hino da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021. O vídeo teve a participação do compositor da música do hino, Adenor Leonardo Terra, e foi produzido para a celebração de abertura da Campanha na capital paranaense, realizada em parceria entre a Catedral Anglicana e a arquidiocese de Curitiba.

“Aqui em Curitiba ficamos surpresos com a repercussão da nossa gravação nas redes sociais. Foi um trabalho coletivo dos artistas cristãos que fazemos parte do MOVEC e de outros que acompanham a nossa caminhada e decidiram se unir nesta ação. Esta comunhão musical foi construída em torno à Noite Musical que organizamos todo ano dentro da Semana de Oração pela Unidade Cristã”, conta o músico católico José Luis Manrique, um dos organizadores da iniciativa.

Peruano, Manrique mora em Curitiba há oito anos e faz doutorado em Teologia na Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Como membro do Movimento Ecumênico de Curitiba (MOVEC), atua na promoção de espaços e produção de arte e cultura ecumênica. José Luis também é membro do Núcleo de Compositores Ars Iubilorum, dedicado à pesquisa e criação de música sacra contemporânea de concerto e litúrgica cristã.

José Luis Manrique | reprodução/Facebook

O músico conta que a partir desta Campanha da Fraternidade Ecumênica o núcleo de música do MOVEC cresceu, estando constituído atualmente por ele e mais quatro integrantes de outras igrejas: Pauline Roeder Siqueira, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; Lislie Moraes de Carvalho, da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil; pastor Ericson Chagas, da Primeira Igreja Batista; e pastor Elion de Almeida, da Igreja Batista em Jardim Atuba.

O grupo tem atuado na dimensão musical das celebrações das Semanas de Oração pela Unidade Cristã. Nos últimos anos, também foram divulgadas produções artísticas nas redes sociais, “mas este novo material no contexto da CFE2021 viralizou de uma forma inesperada para nós”, confessa Manrique, que também destaca o apoio da equipe do Regional Sul 2, em especial o bispo de Cornélio Procópio (PR) e presidente da Comissão Episcopal Pastoral para o Ecumenismo e o Diálogo Inter-Religioso da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Manoel João Francisco: “No meu caso particular como católico no meio ecumênico, dom Manoel e a equipe da Regional Sul 2 tem contribuído bastante com a minha vivência, formação e crescimento eclesial”, partilha José Luis.

Participação do autor

Adenor Leonardo Terra, que compôs a música em parceria com frei Telles Ramon, participou da gravação vídeo. Para ele, todas as iniciativas em prol do ecumenismo são importantes: “Fiquei muito feliz e honrado com o convite para participar da gravação do vídeo. É uma forma concreta de mostrar que há pessoas que acreditam na promoção da unidade entre os cristãos”.
Adenor Leonardo Terra | reprodução/Facebook

Para assistir ao vídeo, clique aqui