Quarta-feira de Cinzas marca início da Quaresma

As três comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebraram a Quarta-feira de Cinzas, data que marca, para os católicos do mundo inteiro, o início do Tempo Quaresmal.

Na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, a Santa Missa aconteceu às 8 da manhã. Na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, às 9h30. Já na Matriz Nossa Senhora da Saúde, às 18h e às 20h.

O Tempo da Quaresma é um convite à conversão pessoal, à penitência através do jejum, da oração e da esmola.

O pároco Flávio Assis escreveu sobre este período. Confira.

O mês de março chegou e, com ele, interromperemos o Tempo Litúrgico Comum para vivermos o Tempo Quaresmal, cuja fundamentação dos 40 dias compreendidos entre a Quarta-feira de Cinzas e a manhã da Quinta-feira Santa, encontra-se na Bíblia Sagrada. Vamos conhecê-la melhor.

Desde o século V, a Igreja relaciona esse tempo com os eventos do Antigo Testamento: os 40 anos de peregrinação do povo hebreu rumo à terra prometida; os 40 dias de jejum total de Moisés no Monte Sinai, preparando-se para receber a Lei da Aliança (cf. Ex 24,12-34); os 40 dias de jejum de Elias rumo ao Horeb (cf. 1Rs 19,3-8). Também no Novo Testamento encontramos: “Repleto do Espírito Santo, Jesus voltou do Rio Jordão, e era conduzido pelo Espírito através do Deserto. Ali foi tentado pelo diabo durante quarenta dias” (Lc 4,1-13) – preparando-se para a sua vida pública.

O sentido do Tempo Litúrgico da Quaresma está concentrado na Penitência como mortificação pessoal e alimento da vida espiritual em três dimensões: o jejum, a oração e a esmola. Essas três dimensões estão inseparavelmente ligadas entre si, pois jejum é a atitude de abstenção de alimentos para a descoberta do alimento espiritual da Palavra de Deus e do Pão da Vida, o que só é possível se estiver vinculado à oração. A esmola aparece como consequência do jejum e da oração, pela qual a pessoa se doa aos necessitados, manifestando seu espírito caridoso, desprendido e generoso. Assim, recorda as respostas de Jesus a cada tentação que sofre no deserto conforme a citação de Lucas 4,1-13. O Jejum mostra que não só de Pão vive o homem, mas de toda Palavra que sai da boca de Deus. A esmola e a oração vivificam o agir sob a graça de Deus. Por essa razão, o cristão adorará somente a Deus e a nenhum outro prestará culto.

Por tudo isso, esse tempo é de fortalecimento espiritual por meio de exercícios penitenciais. Os quarenta dias que transcorreram desde a Ressurreição do Senhor até sua Ascensão possibilitam equiparar o Tempo da Quaresma ao Tempo Pascal e compreendê-lo como uma única peça da dinâmica redentora e como fim último a ser alcançado pela Humanidade.

Atentos ao sentido desse itinerário quaresmal, aprofundemo-nos numa sincera conversão da alma para nos assemelharmos ao Mestre Jesus que venceu as tentações e nos convida, neste tempo favorável, também a vencê-las.

Pe. Uíldes Flávio Assis

 

Na homilia de uma das missas celebradas na Matriz da Saúde, o paróco ainda ressaltou: “a atitude sem a condução da Palavra de Deus… não dá resultados. Que nossas atitudes e orações cheguem até o nosso coração”.

 

Assessoria de Comunicação

 

Imagens da Santa Missa na Matriz da Saúde podem ser visualizadas na página da Paróquia no facebook: https://www.facebook.com/pg/pnssitabira/photos/?tab=album&album_id=2402953739736012

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui