Programação de Corpus Christi

Nesta quinta-feira, 20/06, toda a Igreja celebra a Solenidade de Corpus Christi.

Nas três comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde haverá missa e, logo após, procissão com Jesus Eucarístico.

Este ano, na Comunidade Matriz Nossa Senhora da Saúde e na Comunidade Nossa Senhora da Conceição, os tapetes foram confeccionados em tecido, artesanalmente. Já na Comunidade Nossa Senhora de Fátima, a procissão passará por cobertores que serão destinados à doação.

Confira os horários e participe! Lembrando que Corpus Christi é dia de preceito para os católicos!

Fique por dentro

Alguns eventos foram fundamentais para a instituição da Solenidade de Corpus Christi. Entre eles, o que está relacionado a Santa Juliana de Cornillon.

Em Audiência Geral, proferida em 17/11/2010, o Papa Emérito Bento XVI relembrou: “Com a idade de 16 anos (em 1209) [Juliana]teve uma primeira visão, que depois se repetiu várias vezes nas suas adorações eucarísticas. A visão apresentava a lua no seu mais completo esplendor, com uma faixa escura que a atravessava diametralmente. A lua simbolizava a vida da Igreja na terra, a linha opaca representava, ao contrário, a ausência de uma festa litúrgica, para cuja instituição se pedia a Juliana que trabalhasse de maneira eficaz: ou seja, uma festa em que os fiéis pudessem adorar a Eucaristia para aumentar a fé, prosperar na prática das virtudes e reparar as ofensas ao Santíssimo Sacramento. Foi precisamente o Bispo de Liège, D. Roberto de Thourotte que instituiu pela primeira vez a solenidade do Corpus Christi na sua Diocese. Mais tarde, outros Bispos o imitaram, estabelecendo a mesma festa nos territórios confiados aos seus cuidados pastorais. Pela boa causa da festa do Corpus Christi foi conquistado também Tiago Pantaleão de Troyes, que conhecera a Santa durante o seu ministério de arquidiácono em Liège. Foi precisamente ele que, tendo-se tornado Papa com o nome de Urbano IV, em 1264, instituiu a solenidade do Corpus Christi como festa de preceito para a Igreja universal, na quinta-feira sucessiva ao Pentecostes.”

Outro acontecimento, relatado em 1263, está relacionado ao milagre eucarístico que ocorreu com o padre alemão Pedro de Praga. Enquanto celebrava a missa, ao pronunciar as palavras da consagração, o sangue começou a escorrer da hóstia consagrada. Gotejando por suas mãos, desceu sobre o altar e o corporal. Ao ouvir o relato do padre, o Papa Urbano IV solicitou uma investigação imediata. Confirmados os fatos, ordenou que levassem para a cidade de Orvieto a hóstia e o pano de linho contendo as manchas de sangue.

O Papa realizou, juntamente com arcebispos, cardeais e outros   dignatários da Igreja, uma procissão, introduzindo as relíquia na Catedral. No ano seguinte (1264), instituiu a solenidade para toda a Igreja.