Presidente da CNBB recebe presidência da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos

A presidência da Sociedade Brasileira de Cientistas Católicos (SBCC), vinculada a Comissão Episcopal Pastoral para Cultura e Educação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), esteve reunida com o arcebispo de Belo Horizonte (MG) e presidente da CNBB, dom Walmor Oliveira de Azevedo, na ultima terça-feira, 16 de novembro, na Casa de Retiro São José, em BH.

No encontro, foram apresentados a recente história da SBCC, os resultados da segunda edição Brasileira e a primeira edição internacional do Congresso de Humanismo Solidário na Ciência (HSC), realizado entre 11 e 13 de novembro e a proposta de encontros de diálogo entre “Bispos e Cientistas Católicos” para o ano de 2022. Os encontros de diálogo entre bispos e cientistas estão previstos para o ano em que a Campanha da Fraternidade refletirá sobre “Fraternidade e Educação”.

“A SBCC é sinal de grande esperança, articulando força de cristãos leigos e leigas do mundo da ciência, com sua força específica, para alavancar experiências pessoais autênticas da fé cristã, podendo fortalecer a fecundidade de contribuições que transformem a vida e o mundo, com o próprio da ciência e pela singularidade da espiritualidade”, destacou dom Walmor.

Com cerca de 1 milhão de cientistas, mestres e doutores, no Brasil atualmente os espaços de pesquisa acadêmica se configuram como um contexto ambiental, reconhecido pela Igreja no Brasil como um dos seus espaços de missão, no número 196 das atuais Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil (DGAE 2019 – 2023).

“Dom Walmor manifestou a sua reconhecida sensibilidade pastoral não apenas quando ressaltou o potencial de contribuição que os cientistas católicos podem oferecer, mas sobretudo ao reconhecer de modo afetuoso a urgência do acompanhamento espiritual desse grupo em suas realidades. A acolhida e os direcionamento dado por ele, em muito nos ensina e nos anima e ratifica o apoio paternal que temos recebido do episcopado brasileiro”, disse o presidente da SBCC, professor doutor Everthon Oliveira.

O encontro contou com a presença do arcebispo de Montes Claros (MG) e presidente da Comissão para Cultura e Educação da CNBB, dom João Justino de Medeiros Silva e o assessor do Setor Universidades, padre Danilo Pinto – sócios-fundadores da SBCC; o presidente da SBCC, professor doutor Everthon Oliveira (CEFET-MG); o vice-presidente da entidade, professor doutor Deivid Lorenzo (UCSal), e o secretário de planejamento da instituição, professor doutor Tiago Paulino (CEFET-MG).

Origem da SBCC

A SBCC surgiu no ano de 2018, após o I Congresso Brasileiro de Humanismo Solidário na Ciência, como um lugar de acolhida pastoral dos egressos dos quadros do Setor Universidades/Pastoral Universitária e das diversas expressões eclesiais que atuavam no contexto da Educação Superior no Brasil.

Atualmente, esta expressão eclesial partilha com o Setor Universidades da CNBB o acompanhamento pastoral do público de mestres e doutores no país. A SBCC empenha-se em aproximar e traduzir o Humanismo Solidário Cristão para as nove áreas de atuação dos cientistas e de conhecimento da CAPES.

Fonte: CNBB – com informações do setor Universidades da CNBB e SBCC