Pedro e Paulo: propostas vivas para a Igreja atual

Solenidade de São Pedro e São Paulo (Vatican News)

Por Frei Gustavo Medella

“Naqueles dias, o rei Herodes prendeu alguns membros da Igreja, para torturá-los. Mandou matar à espada Tiago, irmão de João. E, vendo que isso agradava aos judeus, mandou também prender a Pedro” ( At 12, 1-3).

Mais de 2000 mil anos se passaram e ainda hoje se faz necessário um profundo discernimento para não cairmos nas armadilhas dos “Herodes atuais”, que não lançam mão dos mecanismos da lei para promover a justiça, mas para agradar alguns. Os apóstolos souberam se posicionar com coragem, convictos de que a força de Deus estava com eles. Por isso, não se abateram diante das lutas e perseguições, mas mantiveram-se firmes no propósito de levar adiante a verdade do Evangelho, sempre incômoda para quem se beneficia da desigualdade e da exploração.

Nesta seara adquirem destaque Pedro e Paulo. Personalidades, histórias e estilos diferentes que souberam convergir suas melhores forças para aquilo que os unia: o seguimento de Jesus Cristo. Fidelíssimos ao Mestre, esforçaram-se ao máximo por imitá-lo na vida e na morte. Pedro e Paulo atualizam uma proposta de Igreja capaz de responder ainda hoje as muitas questões que nascem no seio de uma sociedade dinâmica, diversa, complexa e plural.

O desejo sincero e transparente de seguir Jesus Cristo pode e deve ser um ponto de encontro fecundo e consistente capaz de unir na mesma causa pessoas profundamente distintas mas que se reconhecem pelo vínculo divino como irmãos e irmãs. Que São Pedro e São Paulo nos ajudem, hoje e sempre, a sermos cada vez mais uma Igreja da abertura e do diálogo.

Fonte: Franciscanos

FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.