Pastoral do Batismo

pastoraldobatismo

A Pastoral do Batismo é um serviço de apoio, incentivo e colaboração que a Comunidade Paroquial oferece aos pais, na sua missão de primeiros e principais educadores de seus filhos. Importante ministério na vida de Igreja, esta pastoral testemunha, anuncia e promove a vida humana em dignidade e liberdade. Procura abrir caminhos e espaços, integrando e promovendo a participação das famílias na vida e missão da Igreja para bem educarem seus filhos na fé cristã católica.

Seu objetivo é preparar e conscientizar pais e padrinhos sobre o valor do batismo e demais sacramentos. Atualmente, o esforço pastoral segue no sentido de mostrar que o batismo não deve ser visto como um rito puramente social e tradicional mas, e sobretudo, como a entrada consciente do homem para o mundo de Cristo e seu Evangelho.

Ao desejar batizar uma criança, antes de tudo, deve-se ter consciência de que a graça batismal é uma realidade rica que produz o nascimento para a Vida Nova, pelo qual o homem se torna filho adotivo do Pai, membro de Cristo, herdeiro do Reino de Deus e templo do Espírito Santo.

As comunidades de Nossa Senhora da Conceição e de Nossa Senhora da Saúde têm equipes da catequese de batismo.

Mais informações na Secretaria Paroquial: (31) 3831-3142.