sexta-feira, julho 26, 2024

Pastoral da Catequese

pastoralcatequese

Catequese: do latim catechesis, que significa “instruir a viva voz”.

Em sua origem, o termo “CATEQUESE” diz respeito à proclamação da Palavra.

O termo se liga a um verbo que significa “Fazer” – “Ecoar” (gr. Kat-ekhéo). Assim, a catequese tem por objetivo último fazer escutar e repercutir a Palavra de Deus.

À Igreja cabe anunciar o Evangelho em todo o mundo. Mas, em primeiro lugar, a Palavra de Deus deve ser anunciada aos seus próprios membros. É dentro da Igreja que se desenvolve a formação.

Quando se fala em catequese, muitos pensam somente na catequese que prepara as crianças para a Primeira Eucaristia. No entanto, a catequese faz parte da ação evangelizadora da Igreja que envolve todos aqueles que aderem a Jesus Cristo. Catequese é o ensinamento essencial da fé, não apenas da doutrina como também da vida, levando a uma consciente e ativa participação do mistério litúrgico e irradiando uma ação apostólica. Segundo a afirmação dos Bispos do Brasil, a catequese é um processo de educação da fé em comunidade, é dinâmica, é sistemática e permanente.

Portanto, a missão da Pastoral da Catequese é iniciar crianças, adolescentes, jovens e adultos na fé cristã. Esta iniciação se dá, concretamente, através da formação cristã à luz dos Evangelhos, da celebração litúrgica e da vivência comunitária. A finalidade definitiva da catequese é levar à comunhão com Jesus Cristo. Só Ele pode nos conduzir ao amor do Pai no Espírito e fazer-nos participar da vida da Santíssima Trindade.

A Paróquia, comprometida com a catequese permanente e com o anúncio da Boa Nova a todos aqueles que sentem o chamado do Cristo, indiferente à idade, oferece também a Iniciação à Vida Cristã (IVC) para adultos. A Igreja Matriz tem acolhido os catecúmenos em plena conformidade com as recomendações da Diocese Itabira-Cel. Fabriciano e em perfeita sintonia com o seu pastor, Dom Marco Aurélio Gubiotti.

Todas as comunidades da Paróquia (Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora da Saúde e Nossa Senhora de Fátima) desenvolvem as atividades regulares da Catequese. No entanto, em função da demanda ou da sua ausência, a catequese para crisma e para adultos pode não estar disponível em alguma de nossas comunidades. Informe-se!

Mais informações na Secretaria Paroquial: (31) 3831-3142.