Pascom

Pascom - Pastoral da Comunicação

pascom

“É a pastoral do ser/estar em comunhão/comunidade. É a pastoral da acolhida e da participação; a pastoral das inter-relações humanas, a pastoral da organização solidária e do planejamento democrático do uso de recursos e instrumentos que facilitem o intercâmbio de informações e de manifestações das pessoas no interior da comunidade ou da comunidade para o mundo que a rodeia.

A Pascom estrutura-se a partir dos documentos da Igreja, dos estudos e pesquisas na área da comunicação e das práticas comunicativas vividas e experienciadas pelas comunidades e grupos, convertendo-se em um eixo transversal de todas as pastorais da Igreja. Para que a comunicação encontre espaços para anunciar a todos a Boa-Nova de Jesus Cristo, é necessário que a Pascom ocupe um lugar específico de atuação na vida eclesial, que lhe permita irradiar as ações próprias do campo da comunicação com sentido pastoral” (CNBB. Diretório de comunicação da Igreja no Brasil, nº 244).

A Pascom é responsável pela articulação das comunicações interna e externa da Paróquia, promovendo o diálogo e o trânsito de informações entre as comunidades, seus fiéis e o público externo.

A comunicação pastoral, em comunhão com todas as diretrizes da Igreja, tem sua centralidade em Jesus Cristo e, portanto, é pautada a partir dos Evangelhos. A Pascom, além de manter-se atualizada na dinâmica dos mecanismos de comunicação, tem por premissa e compromisso cristãos expressar e divulgar informações que contribuam para o anúncio do Reino sejam essas por meio de reportagens, entrevistas, artigos de formação e opinião, entre outros.

Atualmente, a Paróquia Nossa Senhora da Saúde, além do site, mantém ativa uma página na rede social do Facebook e já está planejamento sua entrada no Instagram. Tem participação, também, no Programa Unidos pela Fé, apresentado diariamente na Rádio Pontal, de 9h às 10h, de segunda a sexta, em parceria com a Paróquia Nossa Senhora do Rosário. A Rádio PNSS, embora ativa, passa por reformulações e, em breve, esperamos introduzir novos programas para os fiéis ouvintes.

A Pascom integra representantes de todas as comunidades da Paróquia.

Outras informações podem ser obtidas na Secretaria Paroquial: (31) 3831-3142.