Paróquia Nossa Senhora da Saúde entra na campanha SOS África

No dia 14 de março, o ciclone Idai deixou um rastro de destruição em Moçambique, Zimbábue e Malawi, países do sudeste africano. Segundo a ONU, Organização das Nações Unidas, esta já é considerada a pior tempestade tropical a atingir a região nas últimas décadas.

A catástrofe deixou mais de 700 mortos e este número deve aumentar em consequência dos casos de cólera e malária – também efeitos nefastos do ciclone. Cerca de um milhão e meio de pessoas estão desalojadas. Dados da Unicef apontam que há 600 mil crianças desabrigadas.

O Papa Francisco, sensibilizado com a situação, destinou, por meio do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Integral, 150 mil euros (cerca de 660 mil reais), aos três países (50 mil euros para cada um). A ajuda serviu para o socorro imediato das populações na fase mais emergencial.

A CNBB, Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, atenta às necessidades de nossos irmãos e em plena comunhão com Roma, lançou, em parceria com a Cáritas Brasileira, a campanha: “SOS África: Moçambique, Zimbábue e Maláui”.

Os recursos arrecadados serão utilizados para ações de socorro imediato, água potável, alimentos, roupas, cobertores, kits de higiene, remédios, primeiros socorros e tendas, que serão coordenadas pela Cáritas Internacional, um organismo da Santa Sé. Com a solidariedade de cada pessoa, a Cáritas Internacional quer ainda ajudar na reconstrução de moradias e meios de vida das populações afetadas nos três países.

A Campanha é um convite à sociedade brasileira, às dioceses, paróquias, comunidades, congregações religiosas, colégios e todas as pessoas de boa vontade, para uma grande corrente de oração e solidariedade em favor das pessoas atingidas por esta tragédia.

Três contas bancárias que são geridas pela Cáritas Brasileira estão disponíveis para doações. Favorecido Cáritas Brasileira CNPJ 33.654.419/0001-16:

Banco do Brasil
Agência: 0452-9
Conta corrente: 49.667-7

Caixa Econômica Federal
Agência: 1041
Operação 003
Conta corrente: 43220-3

Banco Santander
Agência: 3100
Conta corrente: 13.061645-0

A Paróquia Nossa Senhora da Saúde entrou na campanha. Ela irá destinar recursos, a princípio nos próximos três meses, para as ações da Igreja Católica nos países atingidos. Você também pode ajudar fazendo a sua doação diretamente em uma das contas da Cáritas ou, se preferir, pode deixá-la na Secretaria da Paróquia – Rua Dom Prudêncio, 128, no Centro.

Outras informações pelo telefone: (31) 3831-3142.

Fotos: agências Reuters e AFP