Por Frei Gustavo Medella
“Para ser grande, sê inteiro” (Ricardo Reis – Heterônimo de Fernando Pessoa). O tema da integridade mobiliza a reflexão e a produção de teólogos, filósofos, poetas e artistas de todos os tempos. Entregar-se por inteiro a uma causa, a uma relação, a uma tarefa ou a uma missão costuma ser fato admirável na vida de quem consegue se lançar inteiramente numa proposta. O pai que se faz integralmente pai, a mãe que se dedica por inteiro à maternidade e o médico mergulhado de verdade no ofício ao qual se consagrou apresentam testemunhos que edificam não só a vida deles, mas influenciam positivamente os que estão à sua volta, transformam o mundo.
No Evangelho deste domingo (Mc 10,12-16), dentre as qualidades da criança, certamente Jesus desejou também destacar a inteireza da entrega. Quando brincam, os pequenos brincam de verdade, de corpo e alma. Para a criança, brincadeira é coisa séria. Jesus Cristo, na fidelidade da missão que o Pai lhe confiara, também foi todo entrega. Acolheu, ouviu, curou, ensinou, ergueu e serviu sem reservas, sem guardar nada para si.
Seguir por este caminho é o grande convite que Ele faz a seus discípulos. Quem se doa com intensidade, não está livre de problemas e desafios, mas, certamente, terá chance muito mais significativa de se tornar uma pessoa completa e feliz. “Dai-nos, Senhor, o mesmo espírito de inteireza de nossas queridas crianças”.
Fonte: franciscanos.org.br
FREI GUSTAVO MEDELLA, OFM, é o atual Vigário Provincial e Secretário para a Evangelização da Província Franciscana da Imaculada Conceição. Fez a profissão solene na Ordem dos Frades Menores em 2010 e foi ordenado presbítero em 2 de julho de 2011.