No sábado (09/10), a Presidência do Conselho Episcopal Latino-americano (CELAM) foi recebida pelo Papa Francisco numa “reunião calorosa, fraterna e sobretudo filial”, tal como a descreveu o presidente, Dom Miguel Cabrejos Vidarte.
“Tivemos a oportunidade de apresentar ao Santo Padre o documento sobre a renovação e reestruturação do CELAM, a síntese narrativa da audição da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, e o documento sobre a metodologia da Assembleia Eclesial”, explicou D. Cabrejos, acrescentando que “também partilhamos com o Papa o documento sobre os novos Estatutos propostos pelo CELAM”.
No diálogo que a Presidência realizou com o Papa Francisco, vários aspectos do processo de renovação e reestruturação que o órgão episcopal está realizando foram discutidos em profundidade, bem como o caminho sinodal que o continente está percorrendo por ocasião da primeira Assembleia Eclesial da América Latina e do Caribe, que terá lugar em Cidade do México e, simultaneamente, através de plataformas digitais, entre 21 e 28 de novembro próximo, com a participação de mais de 1.000 membros da assembleia – a maioria deles em modo virtual – eleitos em cada país.
O Primeiro Vice-Presidente do CELAM é o arcebispo de São Paulo, Cardeal Odilo Pedro Scherer, que no domingo também participou da Missa de abertura do processo sinodal.
Fonte: Vatican News