Papa: amar Jesus significa servi-lo nos pequeninos e nos pobres

Imagem: Angelus de domingo, 26/11- Papa Francisco com Monsenhor Braida, na Capela da Casa Santa Marta. (Vatican News)

A reflexão que precedeu o Angelus deste domingo foi lida por monsenhor Braida, na Capela da Casa Santa Marta.

O Papa Francisco convida a não se voltar para o outro lado diante dos pobres, dos presos, dos mais fracos.

“Hoje não posso assomar à janela porque tenho esse problema de inflamação nos pulmões”. Foi o que disse o Papa Francisco, em conexão de vídeo da Capela da Casa Santa Marta, para a recitação do Angelus neste domingo, explicando que monsenhor Braida “lerá a reflexão, que a conhece bem porque é ele quem a faz, e sempre a faz muito bem. Muito obrigado por sua presença”.

Monsenhor Paolo Braida é chefe de escritório da Secretaria de Estado.

“De acordo com os critérios do mundo, – destaca o texto lido por Mons. Braida – os amigos do rei devem ser aqueles que lhe deram riqueza e poder, que o ajudaram a conquistar territórios, a vencer batalhas, a tornar-se grande entre outros governantes, talvez aparecer como uma estrela nas primeiras páginas dos jornais ou nas mídias sociais, e a eles ele deveria dizer: “Obrigado, porque vocês me tornaram rico e famoso, invejado e temido”. Isso de acordo com os critérios do mundo.

“No entanto, de acordo com os critérios de Jesus, os amigos são outros: são aqueles que o serviram nas pessoas mais fracas”, afirma o Papa, comentando o Evangelho da Solenidade de Cristo Rei, que “nos fala do juízo final e nos diz que será sobre a caridade”.

“O Filho do Homem”, explicou Francisco, “é um Rei completamente diferente, que chama os pobres de ‘irmãos’, que se identifica com os famintos, os sedentos, os estrangeiros, os doentes, os presos”. “Ele é um Rei que é sensível ao problema da fome, à necessidade de uma casa, à doença e à prisão – continuou – todas realidades que, infelizmente, são sempre muito atuais”.

Silvonei José – Vatican News

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui