Papa agradece jovens da Ação Católica pelo compromisso em construir uma sociedade melhor

Imagem: Papa na janela do apartamento pontifício com jovens da Ação Católica Italiana (Vatican Media)

Posicionados ao lado de Francisco na janela do Palácio Apostólico, para o Angelus dominical, uma menina e um menino da Ação Católica leram uma carta na qual expressam, por ocasião da tradicional Caravana da Paz, a sua educação para cultivar a paz e cuidar da casa comum, bem como seu carinho pelo Bispo de Roma.

Trata-se de um encontro ansiosamente aguardado, aquele que em clima de festa e partilha, as crianças e jovens da Ação Católica (ACR) de Roma, com os seus educadores e pais, bem como com os seus pares das escolas e paróquias da cidade, à Caravana da Paz, que este ano está na sua 45ª edição.

Na Praça São Pedro a Caravana da Paz chegou depois de atravessar as ruas do centro da capital, acompanhada pelo slogan “A paz na mente.”

 O ponto culminante foi o testemunho de dois jovens que falaram do seu compromisso pela paz, do seu desejo de paz em um mundo que parece habituado aos conflitos. O Papa agradece e depois passa-lhes a palavra:

Obrigado pelo seu compromisso com a construção de uma sociedade melhor!

Carta da ACR ao Papa: queremos estar do lado da paz

Jovens e crianças da Ação Católica de Roma leram uma carta preparada para o Papa Francisco, na qual recordam que todos os anos, ao seu lado, renovam o desejo de paz para toda a cidade e para o mundo inteiro. “Nestes dias dizem: é difícil pensar na paz, muitas guerras são travadas também perto de nós: parece que ninguém se importa em fazer a paz. Nós, pelo contrário, queremos estar do lado da paz, tentando apagar, no pouco que podemos fazer, o fogo do ódio e da violência”.

Os jovens testemunham o seu comprometimento pessoal pela paz: “Nós a projetamos como uma planta bela e viçosa; pelo contrário, a guerra é como uma planta seca. Isso nos recorda que o mundo é um dom de Deus: não devemos destrui-lo com o ódio, mas fazer florescer a mensagem de amor de Jesus e não pode existir Amor sem Paz!”.

Devemos cuidar do nosso planeta

“Querido Papa! Continua a carta: este ano o lema da Ação Juvenil Católica é “Esta é a tua casa“. Compreendemos que a nossa casa é o nosso planeta e que todos devemos cuidar dela como se fosse uma reserva natural”.

Para esta Caravana da Paz, de fato, os filhos da associação decidiram apoiar os projetos da Legambiente e a iniciativa da Caritas de Roma Io, noi, tutti. La nostra casa comum (“Eu, nós, todos. A nossa casa comum”).

“Querido Papa! concluem: rezamos sempre por ti e por estas coisas que nos são caras. Confiamos-te as nossas famílias, os educadores e todos aqueles que cuidam de nós. Nós te amamos!”

Antonella Palermo – Cidade do Vaticano

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui