Padre Paulo Marcony assume oficialmente a Paróquia Nossa Senhora da Saúde

“Cuidai de vós mesmos e de todo o rebanho sobre o qual o Espírito Santo vos estabeleceu como guardiães, como pastores da Igreja de Deus que ele adquiriu com o seu sangue” (At 20,28).

Algumas passagens bíblicas dão uma ideia do modelo de organização da Igreja Primitiva – da maneira como os primeiros discípulos levavam adiante, e muito a sério, a missão de anunciar a Boa Nova! Se você correr os olhos pela primeira epístola de São Paulo a Timóteo vai encontrar lá, inclusive, ‘palavras’ usadas até os dias de hoje, como Episcopado e Diácono. Obviamente, após dois mil anos, a missão da Igreja continua a mesma e, de certa maneira, mantém seu modelo de organização pautado nas “comunidades”.

Embora o rito de posse de um novo pároco possa parecer meio cheio de “pompas”, antes de mais nada é preciso compreender o porquê de cada detalhe vivenciado nesta Santa Missa. Tudo na Igreja Católica tem um motivo e oferece explicações claras.

A Missa, ou Celebração Eucarística, é o culto mais significativo que ofertamos a Deus – como parte do seu povo e como parte da sua Igreja. Ela é um sacrifício de Deus Filho ao Deus Pai, em unidade com o Deus Espírito Santo. Por isso mesmo, nada mais abençoado que, neste momento de culto, sejam inseridos os rituais de posse daquele que vai conduzir uma porção do povo de Deus, renovando junto às comunidades a fé, a esperança e a confiança nos desígnios do Pai.

A Santa Missa de Posse Canônica do Ofício de Pároco

Na noite de segunda-feira, 10 de fevereiro, foi empossado o novo pároco da Paróquia Nossa Senhora da Saúde: Padre Paulo Marcony Duarte Simões. A Santa Missa, realizada na Matriz da Saúde, reuniu centenas de fiéis, padres, diácono e seminaristas. A celebração foi presidida por Dom Marco Aurélio Gubiotti, Bispo da Diocese de Itabira-Coronel Fabriciano.

Concelebraram com Dom Marco Aurélio, os padres Luís Fernando Barbosa Soares – Diocese de Sete Lagoas, Maicon Cleberton de Paula – Arquidiocese de Belo Horizonte, Anderson Ferreira Teixeira, Daniel Rillela Orpilla, Francisco César Cruz Neto, Márcio Soares, Alex Banza Ilunga, Renato Menezes Cruz, Frei Otaviano Souza de Andrade e Paulo Marcony. O diácono Maurílio Hamilton Serafim também serviu na Santa Missa.

Na assembleia, parentes, amigos, fiéis das antigas paróquias administradas por padre Paulo Marcony (São José /Passabém; Nossa Senhora das Oliveiras/Itambé; e Paróquia São Sebastião/ São Sebastião do Rio Preto) e das três comunidades da Paróquia Nossa Senhora da Saúde celebraram o momento festivo, que marca oficialmente o início de uma nova caminhada para esta porção do povo de Deus.

“Que sejamos esta presença do Bom Pastor na vida das comunidades. Celebrar a posse canônica de pároco é renovar o nosso compromisso missionário, cultivar a cultura do encontro” – estas palavras de Dom Marco Aurélio Gubiotti foram dirigidas ao Padre Paulo Marcony, durante a homilia. É um firme convite à missão e um afetuoso jeito de dizer: caminhamos de mãos dadas.

Ao longo da celebração, alguns momentos se destacam, como:

• A entrega das chaves da Igreja – um simbolismo que nos remete à confiança depositada no Padre Paulo Marcony para assumir esta paróquia e suas comunidades
  • A Profissão de Fé – assim como professamos a fé, também Padre Paulo Marcony deve professá-la publicamente: “Creio em um só Deus, Pai todo-poderoso, Criador do céu e da terra, de todas as coisas visíveis e invisíveis…”
  • Entrega dos Evangelhos – toda a nossa caminhada cristã é focada na Palavra e na Eucaristia: “Recebe o Evangelho de Cristo, do qual foste constituído mensageiro”.

Entrega da “Chave”

Profissão de Fé

Um dos momentos mais bonitos desta cerimônia, no entanto, talvez tenha sido aquele em que o bispo “entrega” ao novo pároco ‘alguns locais/instrumentos’ para o cumprimento da missão. Todos esses “locais” nos remetem aos sacramentos.

O primeiro lugar entregue foi a “Capela do Santíssimo”, na qual pulsa 24h a nossa fé, os seus mistérios. É o próprio Cristo que reside ali e como é bonito ver aquele que assume a liderança de uma paróquia ajoelhar-se diante do Rei dos reis. Este é um ritual que todos nós, cristãos católicos, fazemos diante da presença real de Jesus na Sagrada Eucaristia: nos colocamos de joelhos para adorá-Lo. Foi o que o novo pároco fez.

Diante da pia batismal, foram-lhe entregues os instrumentos para o Batismo, início da nossa vida cristã, renascidos pela graça do Espírito Santo. E, ao longo desta caminhada que começa no batismo, seguimos nos reconciliando com o Pai por meio do Sacramento da Penitência – daí o significado de “entregar” ao Padre Paulo Marcony o “confessionário”: “Sê zeloso nesse ministério e distribui aos pecadores as riquezas da misericórdia infinita do Senhor”.

E, por último, o pároco é convidado a ocupar a cadeira da presidência, cedida, naquele momento, por Dom Marco Aurélio ao Padre Paulo Marcony. Um gesto expressivo que marca a confiança do bispo na escolha do pastor que irá ocupar diariamente aquela “cadeira”, assumindo todos os compromissos que isso exige com a Santa Igreja e com o povo de Deus.

Como bem lembrou o Padre Paulo Marcony, ao se dirigir à comunidade de fé, desde o dia 27 de janeiro, ele já está conduzindo os trabalhos na Paróquia da Saúde. Deixou claro, mais uma vez, que não veio promover grandes mudanças, mas está aqui, sobretudo, para somar na caminhada.

Ao término da Santa Missa, Padre Paulo recebeu o carinho dos fiéis que fizeram uma longa fila para abraçar e cumprimentar o novo pastor.

Liliene Dante

O vídeo com a íntegra da celebração de posse e outras fotos estão disponíveis na página da Paróquia no facebook. Acesse: https://www.facebook.com/pnssitabira/